Em 14 de janeiro, embarcaram para o Afeganistão, 118 militares portugueses da 6.ª Força Nacional Destacada (6.ª FND). Eles atuarão no âmbito da missão “Resolute Support Mission” da OTAN, assumindo a responsabilidade da segurança do Aeroporto Internacional de Hamid Karzai, em Cabul.
A 6.ª FND é constituída por uma Força de Reação Rápida (QRF), um National Support Element (NSE), constituindo um total de 170 militares do Exército português, com um pelotão da Brigada Mecanizada, um da Zona Militar dos Açores e um terceiro da Zona Militar da Madeira.
A unidade do Exército Português permanecerá deslocada no Afeganistão até o próximo dia 31 de maio. Portugal contribui para a “Resolute Support Mission”‘ desde 2015, empenhado em contribuir para a estabilização da segurança no território, no quadro dos compromissos internacionais assumidos e em estreita cooperação com as autoridades afegãs.
A tropa embarcou no Aeródromo de Trânsito nº 1 da Força Aérea Portuguesa, terminal militar do Aeroporto de Lisboa, no Boeing 767-300ER da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways, prefixo CS-TKR. O voo com destino à capital do Afeganistão, realizou uma escala técnica no Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai, Emirados Árabes Unidos. No retorno para Lisboa, o 767 da Euro Atlantic trouxe um contingente militar português que encerrou a sua missão de serviço no Afeganistão.
A companhia portuguesa Euro Atlantic é regularmente contratada pelo Ministério da Defesa para operações de transporte de tropas portuguesas que integram missões internacionais.
@FFO