• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Troca-troca: Kawasaki P-1 para a Itália e Leonardo M-346 para o Japão

21 de março de 2025
Troca-troca: Kawasaki P-1 para a Itália e Leonardo M-346 para o Japão. Quadrijato MPA Kawasaki P-1 (Foto: JASDF).
Troca-troca: Kawasaki P-1 para a Itália e Leonardo M-346 para o Japão. Quadrijato MPA Kawasaki P-1 (Foto: JASDF).

Troca-troca: Kawasaki P-1 para a Itália e Leonardo M-346 para o Japão. Os governos da Itália e do Japão estão costurando um negócio que poderá suprir as necessidades militares mais emergentes das suas Forças Armadas.

O Tenente-General Luca Goretti, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), confirmou ao comitê de relações exteriores do Parlamento Italiano que há uma negociação envolvendo a troca de treinadores avançado Leonardo M-346 pelo avião de patrulha marítima Kawasaki P-1.

Jato de treinamento avançado Leonardo M-346 (Foto: AMI).
Jato de treinamento avançado Leonardo M-346 (Foto: AMI).

No passado recente, a Itália usou este tipo de negócio com Israel, quando trocou parcialmente alguns Leonardo M-346 por aeronaves de inteligência eletrônica IAI G550 CAEW e um satélite militar.

Os Leonardo M-346 interessam para a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) que busca por um substituto para os seus envelhecidos treinadores Kawasaki T-4 que estão chegando ao final da sua vida útil.

O Kawasaki P-1, por sua vez, poderá suprir uma futura necessidade da AMI que até o final desta década vai precisar achar um substituto para seus quatro aviões de patrulha marítima mais antigos Leonardo P-72A (baseado no ATR-72MP). Recebidos no final da década de 2010, esses vetores não dispõem de modernos sensores com capacidade de guerra antissubmarino (ASW), uma necessidade cada vez mais crescente no Mediterrâneo.

Leonardo P-72A (Foto: AMI).
Leonardo P-72A (Foto: AMI).

Os prazos apertados da Itália jogam para segundo plano quaisquer plataformas em desenvolvimento, como o futuro Airbus A321MPA. Desta forma, as aeronaves atualmente em serviço como o Boeing P-8A Poseidon e o Kawasaki P-1 ganham uma vantagem na concorrência.

Há especulações sobre uma possível versão “italianizada” do Kawasaki P-1, integrando sistemas Leonardo/Elettronica para maximizar o compartilhamento de conteúdo doméstico, entretanto os prazos exíguos deixam essa opção distante da realidade.

Com as crescentes preocupações sobre a política externa dos EUA e a dependência dos seus produtos militares, a opção pelo quadrijato Kawasaki P-1 MPA/ASW pode fazer frente ao consagrado Boeing P-8A Poseidon.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login