Tripulantes portugueses concluem curso do Embraer KC-390. A Força Aérea Portuguesa (FAP) divulgou que a sua primeira tripulação para os novos aviões de transporte militar Embraer KC-390 Millennium, concluiu o treinamento no Brasil. A equipe agora está certificada para operar as novas aeronaves adquiridas pela FAP.
Os quatro militares da FAP receberam o certificado de conclusão do treinamento, em uma cerimônia de encerramento do curso realizada em 19 de novembro, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O evento foi presidido pelo Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa, Tenente-General João Cartaxo Alves, e pelo Comandante da Ala 2 da Força Aérea Brasileira (FAB), Coronel Gustavo Pestana Garcez.
Os quatro militares da FAP, dois pilotos e dois loadmasters, iniciaram em 14 de setembro, o treinamento teórico e prático, ministrado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa da FAB. Os pilotos, o Tenente-Coronel Paulo Martins e Major Miguel Pousa, juntamente com os loadmasters Sargento-Ajudante Jorge Lima e Primeiro-Sargento Hugo Coelho, estão de regresso à Portugal, agora formados como os primeiros portugueses qualificados na nova aeronave KC-390 Millennium. (Fonte: FAP)
Nota RFA: Em 11 de julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer, adquirindo cinco KC-390 Millennium, um simulador de voo e suporte técnico pelo período de doze anos. Essas novas aeronaves substituirão os C-130H Hércules na Esquadra 501, da Base Aérea do Montijo. De acordo com o planejamento, os KC-390 portugueses serão entregues de 2023 a 2027, ao passo de uma aeronave por ano
@FFO