Tripulantes de P-3B Orion da Armada Argentina farão treinamento nos EUA. Tripulantes da aeronave de patrulha marítima P-3B Orion, do Comando de Aviação Naval da Argentina, viajarão aos Estados Unidos para treinamento em simulador de voo. A informação foi extraída do Edital Privado nº 41/2021, que prevê a contratação de alojamentos e transportes para a equipe, que permanecerá 15 dias em treinamento nas instalações da Estação Aérea Naval da US Navy de Jacksonville, Flórida.
A notícia ganha relevância devido ao longo período de inatividade da frota de Lockheed P-3B Orion do Esquadrão de Exploração Naval. Essas aeronaves estão há muitos anos sem voar, principalmente por conta de diversos problemas estruturais – principalmente corrosão – inerentes à sua missão.
A capacidade de exploração naval de longo alcance poderia ter sido recuperada com a incorporação de aeronaves P-3C Orion, oriundas dos estoques da US Navy, e oferecidas pelo governo norte-americano. O Departamento de Estado dos Estados Unidos também havia aprovado um pacote logístico exigido pela Argentina, que consistia em quatro motores adicionais por aeronave adquirida. Além disto, o acordo previu equipamentos de comunicação, radares, equipamento infravermelho/eletro-óptico, suporte de manutenção, peças sobressalentes, reparos, apoio técnico, treinamento, e serviços relacionados.
A Argentina acabou rejeitando a oferta dos EUA, e com isso acabou ficando sem meios aéreos de longo alcance para cumprir as missões de vigilância e proteção do seu mar territorial. Um dos últimos avanços nesse sentido é a intenção de retomar os trabalhos de revitalização do único P-3B Orion da Armada Argentina.
Em julho deste ano, publicamos aqui no Site da RFA a posição do Ministro da Defesa da Argentina, Sr. Agustín Rossi, sobre o processo de revisão do Orion, pela Fabrica Argentina de Aviones S/A “Brigadeiro San Martín” (FAdeA), em córdoba.
A aeronave, matrícula 6-P-56, encontra-se em fase avançada de revisão, aguardando a decisão quanto ao seu futuro, que depende da aprovação de um contrato e a alocação de recursos para finalização dos trabalhos.
Fonte: ZM
@FFO