Tripulantes de C-17 condecorados por bravura na Operação Afeganistão 2021. No último dia 1º de abril, quatro tripulantes do C-17A Globemaster III da Reserva da USAF (AFRES) que atuaram na evacuação de civis de Cabul, Afeganistão, em agosto de 2021, receberam a Distinguished Flying Cross (DFC), a quarta maior condecoração concedida pelo governo dos EUA.
Foram condecorados por bravura em combate, o Tenente Coronel Dominic Calderón, o 1º Tenente. Kyle Anderson e o Sargento Master Silva Foster, todos militares da reserva da 349th Air Mobility Wing, da Base Aérea de Travis, Califórnia, além do Soldado Sênior Michael Geller, atualmente em serviço ativo na 3rd Wing na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca.
Conforme amplamente noticiado na época, esses quatro militares estavam voando um C-17 em missão de transporte levando membros da 82nd Airborne Division para ajudar na proteção do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, depois que a capital caiu nas mãos do Talibã em 15 de agosto de 2021.
Diante de um ambiente dinâmico, a missão passou a evacuar o maior número possível de pessoas. A tripulação minimamente composta foi capaz de se ajustar diante das condições caóticas encontradas. Enquanto multidões de afegãos desesperados invadiram o pátio de manobras do aeroporto, o C-17 decolou com 153 passageiros civis, entre cidadãos americanos e aliados, além de afegãos vulneráveis fugindo do seu país.
“As condições naquele dia eram como eu jamais tinha visto”, disse Calderón logo após a missão. “O aeródromo foi invadido e havia multidões em massa entrando no aeródromo. Ainda assim, a tripulação teve um bom desempenho sob enorme pressão. Eu não poderia estar mais orgulhoso da maneira como toda a equipe operou.”
O Sargento Foster, que atuou como LoadMaster na missão, disse que a DFC foi “a maior honra que já recebeu”, enquanto o Tenente Anderson citou a natureza histórica do prêmio, que é concedido desde 1926. “Para nós, receber algo assim é uma grande honra. Foi uma honra servir ao lado de um piloto tão experiente como o Major Calderón e um loadmaster como o Master Sgt. Fomentar. Foi fundamental para o nosso sucesso naquela noite ter todo esse conhecimento e amplitude de experiência a bordo”, disse Anderson em comunicado.
Também foi homenageado o Sargento Dennis Gonzales-Furman, do 437th Aircraft Maintenance Squadron, da Base Conjunta Charleston, na Carolina do Sul, que foi o Chefe da Tripulação de Voo durante a missão no Afeganistão.
De acordo com o Major-General Matthew J. Burger, Vice-Comandante da Reserva da USAF, desde 2004 os militares da Reserva da Air Mobility Wing não recebiam a Distinguished Flying Cross. Atualmente estão em serviço apenas 45 reservistas que foram condecorados com o DFC.
“Esta é uma honra especial para esses aviadores e toda a 349th Air Mobility Wing”, disse o Coronel Jacquelyn Marty, Vice-Comandante do 349th AMW, em comunicado. “Ter esses três aviadores cidadãos da reserva reconhecidos por sua conquista extraordinária com esta medalha os colocou em nossa história.”
Fonte: USAF
@FFO