• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Tripulantes da Air India são suspensos por fotografar interior do Air India One

12 de novembro de 2020
O primeiro Air India One, VT-ALV, antes da entrega, em Dallas-Fort Worth no dia 11 de agosto de 2020 (Foto: Andy Egloff).

Tripulantes da Air India foram suspensos após fotografar e divulgar as imagens do interior de um dos novos Boeing 777-300 do Governo Indiano, chamados de Air India One. O incidente teria ocorrido no mes passado, durante a primeira missão oficial do novo jato VVIP (Very, Very Importan PArts), quando um tripulante fotografou o interior da aeronave presidencial, e compartilhou as imagens com familiares e amigos. As fotos rapidamente se espalharam pela internet, mostrando o layout da cabine, detalhes dos assentos, entre outros itens.

A Air India reagiu imediatamente, suspendendo por tempo indeterminado o tripulante e o supervisor de cabine, que deveria ter evitado a tomadas das imagens. Além disso, a companhia aérea também revogou benefícios de um ex-piloto aposentado, familiar do tripulante,  que recebeu e compartilhou as fotografias.

Por questões de segurança, o acesso às aeronaves VIP são muito limitados, justamente para evitar que informações sensíveis sejam reveladas. Embora o tripulante não tenha causado nenhum problema à segurança das autoridades, a Air India deixou claro ele violou uma regra de segurança amplamente divulgada e conhecida por todos que estão no grupo dos voos presidenciais.

“Não é segredo que as normas de segurança em torno das aeronaves VVIP sejam rígidas. A tripulação selecionada para operar esses voos geralmente é informada sobre o que fazer e o que não fazer. Não está claro porque qual o motivo que tripulante se sentiu a vontade para fotografar e compartilhar as imagens”, disse um funcionário da companhia aérea ao Jornal India Times.

Independente disto, as fotos foram divulgadas e inclusive foram alvo de matéria do jornal em sua edição de 2 de outubro de 2020 com texto e fotos da jornalista Poloumi Saha. Veja o artigo aqui.

Print do artigo do India Today.

O governo indiano recebeu recentemente dois Boeing 777-300ER, o VT-ALV (c/n 36320) e o VT-ALW (c/n 36321), especialmente modificados para viagens dos dirigentes de alto escalão do país. As aeronaves substituem os antigos Boeing 747-400 da Air India, em viagens oficiais. Além de uma configuração interna VVIP, os dois Air India One, estão equipados com sistemas de autoproteção de última geração. As aeronaves serão utilizadas pelo presidente, vice-presidente e o primeiro-ministro da Índia.

@FFO/CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login