Tripulação de C-130J da USAF recebe condecoração. Em 10 de maio, tripulantes de um C-130J Super Hércules da 61st Airlift Squadron (61st AS) da USAF, receberam distinções por suas ações bravura em condições perigosas, durante uma missão no Afeganistão. O piloto, Maj. Christopher Richardson, recebeu o Distinguished Flying Cross (DFC), enquanto outro o piloto, 1º Ten Christian Grochowski, e os dois loadmasters, Senior Airman Dimitrious Carden e a Staff Sgt. Jade Morin, receberam Air Medals.
Em 19 de setembro de 2020, a equipe foi desdobrada da Base Aérea de Little Rock, Arkansas, para o Campo de Aviação de Bagram, no Afeganistão, onde apoiavam a infiltração de militares de uma Força de Resposta (Theater Response Force), para uma base operacional avançada (FOB). Durante a aproximação para pouso, o C-130J Super Hércules foi atingido por disparos inimigos, que feriram um dos seus tripulantes e afetaram os controles de voo da aeronave. Mesmo com sérios problemas à bordo e no avião, os tripulantes do 61st AS conseguiram controlar a situação e retornar à base, onde transferiam a carga para outro C-130J e completaram a missão..
“Receber o DFC foi extremamente gratificante. Como aviadores, colocamos muito tempo e esforço para garantir que tudo corra conforme o planejado – às vezes não é assim que funciona”, disse o Maj. Richardson, piloto do 61st AS, em comunicado.
O DFC é concedido a qualquer oficial ou alistado das Forças Armadas dos Estados Unidos que se distinguiu, em combate real, em apoio a operações por heroísmo ou realização extraordinária durante a participação em voo.
“Para mim, foi um equilíbrio contínuo de prioridades. Primeiro, era tirar a tripulação e o avião daquele perigo. Em segundo lugar, avaliar se a missão valia o risco. Se você for um especialista em seu trabalho, saberá o que fazer em uma situação de alto estresse. Saber onde seus esforços se encaixam na missão, permite que você avalie o risco do que está acontecendo e atue em equipe para fazer o trabalho”, disse o Maj. Richardson.
Com o avião atingido pelo inimigo, os pilotos tentaram fazer uma nova aproximação para o FOB, mas os controles de voo da aeronave falharam por causa dos danos causados pelos disparos. Foi então que decidiram por retornar para Bagram, onde pousaram com segurança.
Na cerimônia realizada em Little Rock, o Maj. Richardson recebeu o DFC, enquanto os seus companheiros, 1º Ten Grochowski, Senior Airman Carden e Staff Sgt. Morin, receberam Air Medals.
A Air Medal é concedida a militares americanos e civis por atos únicos de heroísmo ou realizações meritórias durante a participação em voos, e militares estrangeiros em combate real em apoio às operações.
“Eu sabia o que precisava fazer e como fazer. Lembro-me claramente de ser capaz de pensar no tempo que passei praticando para esses tipos de eventos e de usar isso para guiar minhas ações”, disse Carden no comunicado.
“Eu certamente não teria tido sucesso sozinho. Todos nós trabalhamos juntos e confiamos uns nos outros naquela noite. Todos naquele avião desempenharam um papel significativo no cumprimento da missão, e trazer todos para casa com segurança”, disse Carden.
@FFO