• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Treze militares e mais de 70 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul

26 de agosto de 2021
Treze militares e mais de 60 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul (AFP).
Treze militares e mais de 70 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul (Foto: AFP).

Treze militares e mais de 70 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul. A situação sempre pode piorar. Além de todos os problemas trazidos com a saída das tropas americanas e a tomada do poder por parte do Talibã, que colocou o país em um caos, um novo ingrediente se somou a já complexa situação do do Aeroporto Internacional Hamid Karzai. O Grupo Khorasan, o braço armado do Estado Islâmico no Afeganistão, realizou hoje (26/08) um ataque terrorista em série, empregando o clássico e covarde atentado suicida feito por “homens bombas”.

Duas explosões separadas ocorreram no que o Pentágono chamou de “ataque complexo”: um homem-bomba suicida, fora do posto de controle do Abbey Gate, que dá acesso ao aeroporto, e outro artefato explosivo de tipo desconhecido, detonada próximo do Baron Hotel, situado a uma curta distância do Abbey Gate. Este posto é usado como porta de acesso, filtrando os afegãos e estrangeiros que irão embarcar nos voos para fugir do país.  

“Neste momento, sabemos que 13 militares americanos morreram no ataque, e outros 15 ficaram feridos”, disse o General dos Fuzileiros Navais Frank McKenzie, Chefe do Comando Central dos EUA (US CENTCOM). “Ainda estamos trabalhando para calcular as perdas totais. Nós simplesmente não sabemos o que é isso agora.”  

Entre os soldados americanos mortos, 12 eram Fuzileiros Navais (USMC) e um era membro da Marinha dos EUA (USN), confirmou um assessor do Senado. Em uma contagem divulgada pela mídia, e que carece de confirmação, mais de 70 civis morreram e cerca de 160 ficaram feridos. Os militares estavam ajudando a rastrear possíveis evacuados que buscavam entrar no aeroporto quando o ataque ocorreu.

Fontes de inteligência haviam previsto que haveria o atentado nas proximidades do aeroporto, e lançaram o alerta pelo menos 13 horas antes do ocorrido. Diante do caos em que se encontra a região, não foi possível detectar onde seria o ataque.

Fontes de inteligência havia previsto que haveria o atentado no aeroporto, pelo menos 13 horas antes, dele ocorrer (Foto: USAF).
Fontes de inteligência havia previsto que haveria o atentado no aeroporto, pelo menos 13 horas antes, dele ocorrer (Foto: USAF).

Durante o ataque, vários homens do braço afegão do ISIS, realizaram disparos. O Khorasan, que tradicionalmente se opõem ao Talibã, assumiu os atentados e justificou que eles são uma retaliação pelos acordos feitos com os “estrangeiros infiéis”, em especial, os americanos que impuseram a morte ao povo afegão. Isto mostra, que o futuro do Afeganistão estará envolvido em uma sangrenta disputa entre estas duas facções radicais terroristas.

A explosão foi no portão do Abbey Gate, e não afetou a área interna do aeroporto, e não se sabe se essa era a real intenção. Muito possivelmente sim! Essa era a intenção, pois o impacto seria muito maior. Mesmo assim foram cenas estarrecedoras, com mulheres, crianças, idosos e adultos feridos e mortos.

Local dos atentados de hoje.

O Pentágono diz que as forças dos EUA estão preparadas para mais ataques: “Normalmente, o padrão são ataques múltiplos”. Estas são as primeiras baixas americanas por atividades hostis no Afeganistão, desde fevereiro de 2020. Também é o maior número desde a queda de um helicóptero CH-47D do US Army, abatido pelo Talibã na noite de 05 de agosto de 2011, em Tangy Valley, matando 38 militares.

A situação que já era tensa, ficou pior, pois a ameaça do ISIS-Khorasan é muito real e, até agora, mais forte que a do Talibã, que entrou em Cabul sem confrontar as tropas estrangeiras.

“Acreditamos que é sua intenção continuar esses ataques, e esperamos isso. Estamos fazendo tudo o que podemos para estar preparados para futuros ataques. Isso inclui entrar em contato com o Talibã, que está realmente fornecendo o cordão de segurança externo ao redor do aeroporto, protegendo as nossas ações de retirada. O Talibã está revistando pessoas que se aproximam do aeroporto”, disse McKenzie.

Treze militares e mais de 80 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul (Foto: AFP).
Treze militares e mais de 70 civis mortos em ataque terrorista no aeroporto de Cabul (Foto: AFP).

McKenzie disse que algumas das aeronaves foram alvejadas. “Eles atiraram em nossas aeronaves, sem efeito”. Os serviços de inteligência dizem que isso vai continuar, inclusive preveem novos atentados até o dia 31. Hoje os alvos mais vulnerável são as aeronaves militares VIPs e civis, que estão atuando em uma verdadeira ponte-aérea de ajuda humanitária, e que não tem sistemas de proteção como chaff e flare, que normalmente equipam as aeronaves militares operacionais.

Os militares estão concluindo rapidamente as operações de evacuação de Cabul, embora cerca de 6.000 soldados e fuzileiros navais ainda estejam baseados lá. Cerca de 5.000 desabrigados estão na rampa do aeroporto em Cabul agora, disse McKenzie, e “continuamos a trazer pessoas para o campo de aviação”. 

A enorme operação de transporte aéreo já evacuou mais de 104.000 afegãos, americanos e membros da coalizão, até a manhã do dia 25/08. Cerca de 5.000 eram americanos. Estima-se que 1.000 americanos ainda permaneçam no país, disse McKenzie. Nem todo mundo quer ir embora, observou ele.

Fonte: Defense One

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login