Três astronautas chineses voltam à Terra após seis meses em órbita. Três taikonautas – termo chinês para identificar seus astronautas – retornaram à Terra depois de passar seis meses (ou 183 dias) em órbita, trabalhando na construção da Estação Espacial Tiangong. Os tripulantes Chen Dong, Comandante da Missão Shenzhou-14, Liu Yang e Cai Xuzhe pousaram em uma cápsula pouco após às 20h00 (horário local) de domingo (04/12), no deserto de Gobi, norte da China.
Os três chineses, que estavam no espaço desde o mes de junho, foram substituídos por outros três colegas que chegaram na missão Shenzhou-15 no início desta semana, para sua estada de seis meses. Foi a primeira vez que a China teve seis taikonautas no espaço ao mesmo tempo.
Técnicos e médicos da agência espacial chinesa CMSA (China Manned Space Agency) levaram cerca de 40 minutos para retirar os taikonautas após o pouso da cápsula. Aparentando boa saúde, todos foram cuidadosamente transportados pela equipe de suporte, conforme o protocolo exige.
O primeiro a deixar a cápsula foi o Comandante Chen, que disse: “Tenho muita sorte de ter testemunhado a conclusão da estrutura básica da estação espacial chinesa após seis meses ocupados, mas gratificantes, no espaço. Como meteoros, voltamos aos braços da pátria.”
Durante os seis meses na Estação Tiangong, a equipe da Shenzhou-14 foi responsável por receber três naves cargueiras, supervisionando as atracações. Uma dessas missões levou o terceiro – e último – módulo da Estação Espacial chinesa. Além de trabalhar na construção da Estação, os taikonautas também conduziram uma série de experimentos, além de realizar três caminhadas espaciais.
A Estação Espacial Tiangong, cuja estrutura básica foi completada pela equipe da missão Shenzhou-14, faz parte dos planos da China de manter presença humana permanente em órbita. Ela representa um marco significativo no programa espacial de três décadas, aprovado pela primeira vez em 1992.
Another video of #Shenzhou14 reentry, filmed from Korla, Xinjiang https://t.co/6f5LVELNix https://t.co/ppLV48hHOt pic.twitter.com/crli5GGU7S
— China 'N Asia Spaceflight 🚀🛰️🙏 (@CNSpaceflight) December 4, 2022
@FFO