Trenó hipersônico é parado com sucesso após alcançar 7 mil km/h em uma Base Aérea da USAF. A Holloman High Speed Test Track (HHSTT) é uma pista de monotrilho de 51.000 pés (15,5 km) de extensão, localizada na Base Aérea de Holloman, no Novo México, e usada pelo 846th Test Squadron (846th TS) da USAF. Nos testes, são utilizados trenós especiais (sled) que normalmente podem alcançar velocidades superiores a 9 mil km/h, ou Mach 8,6, em solo!
A HHSTT é usada nos testes do programa Hypersonic Readiness, conduzidos pelo 846th Test Squadron, subordinado ao 704th Test Group do Complexo de Desenvolvimento de Engenharia Arnold, que fornece suporte aos programas e projetos que envolvem armas hipersônicas (velocidades superiores à Mach 5), incluindo a Arma de Resposta Rápida Lançada pelo Ar (ARRW).
A missão do HHSTT é fornecer um ambiente de teste dinâmico, realista e econômico para toda a comunidade, incluindo o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e demais clientes. Vários testes são realizados na pista, incluindo ejeções simuladas usando ATD (Anthropomorphic Test Devices) e armamentos.
No final de março, o 846th TS realizou um teste na HHSTT quando pela primeira vez conseguiu parar com sucesso no monotrilho, o trenó hipersônico (HSR), após o mesmo viajar a cerca de 7.200 km/h (Mach 5,7). Foi um marco histórico no esforço da equipe de desenvolvimento conseguir recuperar o HSR.
“O que se realizou marcou a recuperação mais rápida de um trenó de monotrilho em mais de 30 anos, e foi a primeira vez que recuperamos um trenó reutilizável nessas velocidades. Esses esforços agora configurarão no nosso futuro HyTIP [Portfólio de Investimento em Teste e Avaliação Hipersônico] e adicionará um novo recurso para nossos clientes”, disse o Tenente Coronel Paul Dolce, Comandante do 846th TS.
Graças à sua capacidade de penetrar efetivamente em uma área contestada (Anti-Access/Area Denial Zone), superando desafios de tempo, distância e defesas inimigas, as armas hipersônicas estão atraindo muito interesse. De acordo com a USAF, isso se traduz em um aumento significativo na demanda por testes com essa tecnologia, principalmente com foco em melhorar a capacidade de frenagem nessas velocidades, para recuperar os HSR para análises posteriores. O teste do final de março de 2022, que estabeleceu o recorde da missão de recuperação mais rápida em mais de 30 anos, é mais um passo nessa direção.
Armamentos hipersônicos estão em voga, inclusive sendo usados pela Rússia na Ucrânia. Em 18 de março, o Ministério da Defesa russo anunciou que suas forças usaram pela primeira vez os mísseis hipersônicos Kinzhal, para destruir um armazém subterrâneo de mísseis das tropas ucranianas em Delyatyn, região de Ivano-Frankivsk.
Mais ou menos no mesmo período em que a Rússia tornou público o uso do míssil Kinzhal na Ucrânia, a DARPA e a USAF concluíram um teste de voo com o Lockheed Martin Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC).
Os veículos hipersônicos que utilizam o ar capturado da atmosfera para obter propulsão sustentada sem a necessidade de peças móveis. O fluxo de ar comprimido que passa em alta velocidade pela entrada do motor scramjet, é misturado com o combustível de hidrocarboneto, e após a combustão sai pela exaustão através de um bocal que impulsiona o míssil a uma velocidade superior a Mach 5.
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