• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Transmissão ao vivo da cerimônia Sesquicentenário de Santos Dumont

20 de julho de 2023
Sesquicentenário do Aniversário de Alberto Santos Dumont (Foto: FAB).
Transmissão ao vivo da cerimônia Sesquicentenário de Santos Dumont (Foto: FAB).

Transmissão ao vivo da cerimônia Sesquicentenário de Santos Dumont. A Força Aérea Brasileira (FAB) comemora neste dia 20 de julho de 2023 os 150 anos do aniversário do de nascimento do Pai da Aviação — Alberto Santos Dumont, um dos mais notáveis cidadãos brasileiros de todos os tempos.

A cerimônia militar ocorre nesta quinta-feira, 20 de julho, às 10h30 (horário de Brasília) na Base Aérea de Brasília (BABR), sede do VI Comando Aéreo Regional. O evento será transmitido pela FAB ao vivo em: https://www.youtube.com/watch?v=B_gviybWkpQ. Clique e acompanhe a transmissão online.

Transmissão ao vivo da cerimônia Sesquicentenário de Santos Dumont.

A história do primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar pode ser conferida em uma página especial. O hotsite foi criado para concentrar todas as informações relativas à vida, obra e valores de Alberto Santos-Dumont, desde fotografias, arquivos e vídeos, até livros e publicações que contam a história do Pai da Aviação. 

Brasileiro e obstinado a realizar o sonho de voar, o mineiro Alberto Santos-Dumont criou alguns experimentos até conseguir pilotar, em 19 de outubro de 1901, o dirigível de nº 6, quando instituiu um marco para a história da navegação aérea, ao ganhar o prêmio do Deutsch de La Meurthe, por realizar o percurso de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.

Em 1906, projetou o primeiro modelo de aeroplano. Pesquisou, observou e testou seu invento ligado ao dirigível de nº 14, por isso o batizou de 14 Bis. No dia 23 de outubro de 1906, o 14 Bis decolou no Campo de Bagatelle. 

Acesse aqui o portal especial sobre o Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. O evento de hoje faz parte de um extensa lista de eventos comemorativos programados para 2023. O último ocorreu no dia 23 de julho no Rio de Janeiro.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login