Trágico acidente com Bell UH-1H Huey da Força Aérea Paraguaia. Um helicóptero Bell UH-1H Huey da Força Aérea Paraguaia (FAP), com quatro militares a bordo, caiu na manhã de quinta-feira (25/11), durante um voo de instrução na Base Aérea de Ñu Guasú, ao sul do Aeroporto Internacional de Assunção. Três tripulantes morreram no acidente, enquanto um permanece internado em um hospital local.
O UH-1H, matrícula H-0433, operado pelo Grupo Aéreo de Helicópteros (GAH), decolou cedo de Ñu Guasú, para um voo de instrução, e caiu por volta das 08h00, em uma área militar no município de Luque, próximo do local de decolagem. Os bombeiros e resgatistas chegaram rapidamente ao local do acidente, onde encontraram uma aeronave completamente destruída.
Faleceram na queda da aeronave, o piloto Major DCEM Gustavo Velazco Acosta, a co-piloto Tenente PAM Andrea Cubilla Aguayo, e o especialista NCO Gustavo Arzamendia Rolón. O especialista Vice-Sargento Antonio Martínez Cabrera foi encaminhado para a UTI do Hospital Militar em Assunção, e o seu estado não foi divulgado pela FAP. Um fato para deixar a tragédia mais dolorosa, é que o militar sobrevivente é casado com a Co-Piloto Andrea Cubilla, que faleceu no acidente.
O helicóptero H-0433, faz parte de um lote recebido pela FAP há mais de uma década, em uma doação realizada pelo governo de Taiwan. Conforme a Diretoria de Comunicação Social da Aeronáutica, a causa do acidente será objeto de uma investigação militar.
@FFO