Top Gun: Maverick – Lockheed Martin criou o jato hipersônico “Darkstar”. Cerca de uma semana após a estréia do tão esperado filme “Top Gun: Maverick”, a divisão Skunk Works da Lockheed Martin divulgou alguns detalhes sobre a criação da aeronave hipersônica Darkstar apresentada no longa metragem. O envolvimento da Skunk Works no projeto já havia sido confirmado pelo CEO da Lockheed Martin, James Taiclet, em um post no LinkedIn após a estreia mundial do filme. Agora, a empresa adicionou em seu site uma página dedicada ao Top Gun e ao misterioso Darkstar.
“A Lockheed Martin Skunk Works prospera ao lidar com trabalhos aparentemente impossíveis, desenvolvendo tecnologias para os desafios do futuro, antes mesmo que a necessidade seja identificada. Desde a criação de recursos furtivos até aviões X que redefinem o estrondo sônico e muitas tecnologias revolucionárias, a Skunk Works tem uma longa tradição de desenvolver rapidamente inovações para quando elas são mais necessárias. Quando a equipe de produção do Top Gun: Maverick estava procurando permanecer fiel ao Need for Speed de Maverick, a Skunk Works foi sua primeira ligação. Com a experiência da Skunk Works no desenvolvimento da aeronave mais rápida conhecida combinada com paixão e energia para definir o futuro do setor aeroespacial, as capacidades do Darkstar podem ser mais do que mera ficção. Elas podem ser a realidade…”
Essa frase final é bastante enigmática, pois sugere que o design pode não apenas fictício. Desde sua primeira aparição no trailer do filme, muitos já notaram uma grande semelhança entre o Darkstar com as imagens conceituais da aeronave de reconhecimento hipersônico não tripulada SR-72 lançada pela Lockheed Martin em 2013.
No filme, o Darkstar tem formas aerodinâmicas refinadas, com asas de pequena envergadura e estabilizador vertical duplo e angulado. A aeronave é equipada com um sistema de propulsão de ciclo combinado baseado em turbina com dois motores de pós-combustão turbojet/low-bypass turbofan e dois scramjets. Uma característica chama a atenção, e tem haver com a aeronave X-59 QueSST que está sendo desenvolvida pela Skunk Works. O cockpit não tem janelas frontais, e o piloto conta com um sistema de visão sintética para ver à frente da aeronave.
De acordo com a Lockheed Martin, o trabalho relacionado ao Darkstar foi realizado em segredo, com a Skunk Works trabalhando em conjunto com a equipe de produção de Top Gun: Maverick para entender suas necessidades e depois desenvolvendo o design, que foi revelado ao mundo apenas no filme. O site Darkstar apresenta algumas entrevistas com pessoas que trabalharam no projeto.
O design passou de um conceito para a realidade graças a uma equipe de designers conceituais, engenheiros e desenvolvedores de modelos de aeronaves , que reuniram seus conhecimentos para ter rapidamente um modelo realista com um cockpit funcional, mantendo-o estruturalmente sólido durante as filmagens. De acordo dom o The Aviationist, o modelo construídos para as filmagens era tão preciso, que a China teria sido enganada ao acreditar que era uma aeronave experimental real, chegando a reorientar um satélite espião fotografá-lo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO