Top Gun: Maverick – bastidores da preparação dos F/A-18 Super Hornets. É preciso muito para fazer um filme. No caso do último filme de Tom Cruise, “Top Gun: Maverick”, vários técnicos, engenheiros e funcionários do Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW), da Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy), estiveram envolvidos para criar uma pintura autêntica da aeronave usada no longa metragem.
Nas instalações de manutenção e reparo da aviação naval do FRCSW, sediadas na Estação Aérea Naval (NAS) de North Island, em San Diego, Califórnia, foram pintados dois caças F/A-18 Super Hornet para o filme. Além dos aviões, o FRCSW liderou o projeto de instalação do equipamento audiovisual (A/V) fixado no cockpit de um modelo F/A-18F Super Hornet (biplace) usado na produção da película.
“Quando chegou a hora de começar a instalar o equipamento do cockpit A/V e a equipe de produção estava em nosso primeiro local na Naval Air Station (NAS) Lemoore, tivemos reuniões com o diretor e alguns dos produtores, incluindo Tom Cruise. Ele estava muito apaixonado por fazer deste o maior filme de aviação de todos os tempos”, disse Jonathan Ramba, Chefe do Departamento de Engenharia de MRO do F/A-18, que supervisionou a instalação.
“A equipe de produção usou novas câmeras Sony Venice 6K que pesavam cerca de oito quilos com uma lente. O diretor de fotografia queria que quatro delas fossem instaladas no assento traseiro, mas optou por três câmeras completas montadas, e um sensor que atuou como uma quarta câmera. Dito isto, o peso total do equipamento era de cerca 20 quilos.”, disse Ramba.
O envolvimento de Ramba com as filmagens começou em julho de 2018 com uma ligação do Escritório do Programa F/A-18 e EA-18G (PMA-265) pedindo à equipe de suporte da frota F/A-18 da FRCSW para recepcionar uma visita da equipe de produção do Top Gun. Na época, Ramba era o líder de engenharia de estruturas da E/F/G FST, e ficou encarregado de liderar o projeto.
Cerca de duas semanas depois, ele viajou para NAS Lemoore para discutir a instalação e os locais das câmeras no interior e no exterior da aeronave. Ele desenvolveu um projeto e trabalhou em conjunto com o Comando de Aviação Naval (NAVAIR – Naval Air Systems Command) para estabelecer os planos e as aprovações.
Duas semanas antes do início das filmagens, programadas para começar no final de setembro de 2018, se uniram à equipe o Engenheiro Aeroespacial Tony Pacheco, especializado em design e o Chefe da Divisão de Análise Estrutural do F/A-18A-F e EA-18G, Manny Hernandez.
Para avaliar a viabilidade dos requisitos de montagem da câmera da equipe de produção, Pacheco viajou para a FRC West para adaptar o Super Hornet fornecido pelo Strike Fighter Squadron 122 (VFA-122).
“Depois que todas as montagens foram aprovadas para uso pelo Engenheiro de Certificação de Aeronavegabilidade PMA-265 (ACE), coordenei com oficinas terceirizadas designadas pela Paramount Studios para que todas as peças fossem usinadas de acordo com as especificações e entregues à equipe de produção”, ele disse.
“Em última análise, todas as montagens projetadas se encaixam perfeitamente e todos os equipamentos de filmagem foram instalados com sucesso. Depois de um voo agitado, Tom Cruise fez um voo de teste rápido e foi determinado que toda a montagem funcionava perfeitamente”, afirmou Ramba.
Em seguida, para obter um Interim Flight Clearance (IFC), a Pacheco desenvolveu desenhos para refletir a mudança de configuração da aeronave que incluiu os processos de instalação dos suportes e câmeras e a remoção temporária de quaisquer componentes.
“Depois que todos os limites de voo foram estabelecidos dentro do IFC pelo PMA-265, rapidamente me familiarizei com eles e garanti que o pessoal de produção e a tripulação de voo estivessem cientes dos limites para evitar problemas”, disse ele.
Aproximadamente um mês antes das filmagens, Manny Hernandez completou uma análise de força crucial para o projeto das montagens da câmera no cockpit. Ele também analisou o glare shield, um “console” de alumínio de 0,063 polegada de espessura que segurava os 20 quilos das câmeras. A estrutura foi submetida a uma taxa de aceleração de 7,5 g ao longo de várias sessões de avaliações virtuais com os softwares MSC Patran e Nastran.
Enquanto isso, na oficina de pintura da FRCSW, seis técnicos em pintura começaram a trabalhar na decoração externa de um F/A-18E Super Hornet (monoplace) e um F/A-18F (biplace), retirados do Comando de armazenamento de longo prazo e utilizados para tomadas e filmagens em solo.
“Replicamos o trabalho de pintura naquela aeronave para cenas não voadoras e close-ups dos atores perto da aeronave no solo”, disse Tommy Sapien, Gerente da Linha de Pintura de Aeronaves.
Foram cinco dias de trabalho aplicando vários top coats e stencils de poliuretano. “Acertar os detalhes foi um desafio porque não trabalhamos com nenhum projeto. Fizemos a pintura com base nas fotos que tínhamos do Super Hornet de dois lugares das cenas de voo do filme”, disse Sapien.
Em fevereiro de 2020, o modelo E Super Hornet foi entregue à FRC Southeast, onde passou por modificações. Atualmente o jato compõem a esquadrilha Blue Angel.
“Top Gun: Maverick” levou aproximadamente oito meses para ser filmado em vários locais, incluindo NAS Lemoore, Whidbey Island, Fallon e Naval Weapons Station China Lake. As filmagens em voo foram concluídas no inverno de 2019.
As equipes da FRCSW e da FRCW dedicaram mais de mil horas de trabalho para apoiar a produção do filme, ao mesmo tempo em que realizavam as suas tarefas de manter a frota de Super Hornet operacionais.
“Top Gun: Maverick” foi lançado nos cinemas no último dia 24 de maio, e não, Tom Cruise não voou em um F/A-18 Super Hornet. Um piloto real “Top Gun” voou a aeronave nas cenas de ação!
Fonte: NAVAIR
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