Top Aces recebe mais quatro F-16 ex-IAF. O Ministério da Defesa de Israel enviou dia 10/02 mais quatro caças F-16A aos Estados Unidos. Eles fazem parte de uma série de 29 F-16A/B “Netz” adquiridos em dezembro de 2020 da Heyl Ha’Avir (IAF – Israeli Air Force), pela empresa privada Top Aces, para cumprir missões de treinamento aggressor e dissimilar. A Top Aces está modernizando os caças ex-IAF para o que ela chama de F-16 AAF ou Advanced Aggressor Fighter (F-16AAF).
Os aviões e equipamentos foram transportados por um AN-124-100 da Antonov International Cargo, que decolou do Aeroporto Ben-Gurion, em Tel-Aviv para Mesa – EUA. Com estes a Top Aces já recebeu 12 F-16. Os 17 restantes serão entregues ainda este ano, e todos serão convertidos para o novo padrão AAF. O primeiro voo do F-16 AAF ocorreu em 19 de janeiro deste ano. O N854TA é o primeiro F-16 a ser convertido para o padrão “AAF”.
O novo F16AAF recebeu o Advanced Aggressor Mission System (AAMS) desenvolvido pela Top Aces em seu Centro de Excelência F-16 em Mesa. Com esta atualização, o F-16AAF é capaz de replicar as capacidades mais avançadas de seus oponentes contemporáneos em combate ar-ar. Combinando a potência e os aviônicos do F-16 com o AAMS, ele fornece a solução de treinamento mais realista e econômica para os caças de quinta geração dos Estados Unidos e aliados.
A americana Top Aces Co, sediada no Aeroporto Phoenix–Mesa Gateway (KIWA), Arizona, é subsidiária da canadense Top Aces Inc., sendo especializada em oferecer treinamento Agressors Red Air, para várias forças aéreas, em especial a USAF. Com o aumento da demanda por essas atividades, a Top Aces encontrou nos caças israelenses a resposta que buscava para a ampliação substancial da sua frota. Em novembro de 2019, a empresa e o Ministério da Defesa de Israel (MoD) assinaram um contrato envolvendo a negociação de 29 Netz, em um valor aproximado de US $100 milhões. A notícia da negociação surgiu em dezembro do ano passado, quando noticiamos aqui no Site da RFA.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS