Top Aces realiza primeira missão com seus A-4 AAF no Canadá. A Top Aces, empresa líder mundial em fornecimento de treinamento privado adversário “agressor” e de ataque conjunto (ADAIR e JTAC), anunciou a primeira missão com a Força Aérea Real do Canadá (RCAF), sob o recente acordo de extensão contratual assinado no final do ano passado.
Dois jatos A-4 Agressor Avançado (AAF) da Top Aces chegaram no Canadá em maio deste ano. Recentemente um deles foi empregado na primeira missão de treinamento sob o novo acordo CATS (Contracted Airborne Training Services), firmado entre a empresa e o Governo do Canadá em dezembro de 2023.
Desde 2005 a Top Aces fornece treinamentos ADAIR e JTAC para as Forças Armadas Canadenses (CAF), utilizando jatos Dassault/Dornier AlphaJet e Bombardier Learjet 35. Agora, a empresa utiliza os seus avançados jatos A-4 AAF para complementar as missões do novo acordo com o Canadá.
Os A-4 AAF são equipados com o sistema AAMS (Advanced Aggressor Mission System) de arquitetura aberta da Top Aces, radar eletrônico AESA (Active Electronically Scanned Array) e recursos de datalink táticos. Com esta configuração, os AAF podem replicar os mais avançados sistemas embarcados em modernas aeronaves adversárias.
A primeira missão realizada nesta semana contou envolveu uma esquadrilha Top aces formada por um A-4 AAF e um Alpha Jets, atuando em treinamento de combate aéreo com pilotos de caças CF-18 Hornet da 4ª Ala Aérea da RCAF de Cold Lake, Alberta. Além de melhorar o treinamento, a chegada dos A-4 AAF permite que a RCAF destine seus recursos internos para treinamentos de maior valor, neste momento de transição para os futuros F-35A Lightning II.
Fonte: Top Aces
@FFO