Top Aces investiga ataque de ransomware. A empresa canadense de presta serviços de treinamento aéreo dissimilar privado foi atingida por um ataque de ransomware (software malicioso) feito por cibercriminosos viando o sequestro de dados. Em uma breve declaração ao The Record no dia 11 de maio, a Top Aces confirmou que está investigando o incidente. A empresa com sede em Montreal apareceu no site de vazamentos de dados do grupo de ransomware LockBit.
O analista de ameaças da Emsisoft, Brett Callow, observou que os ataques a empresas do setor de defesa são preocupantes porque “não há como saber onde os dados roubados podem acabar. Mesmo que os indivíduos por trás do ataque sejam simplesmente cibercriminosos com fins lucrativos, eles podem vender os dados ou disponibilizá-los a terceiros, o que poderia incluir governos hostis”, disse Callow. “Houve vários ataques a empresas do setor de base industrial de defesa nos últimos anos, e o governo realmente precisa encontrar uma maneira de aumentar a segurança de sua cadeia de suprimentos”.
Ele pontou para ataques anteriores à Visser Precision , fornecedora de peças da Lockheed Martin, e à Westech International , uma empreiteira militar dos EUA que fornece suporte para o dissuasor nuclear Minuteman III.
O grupo de ransomware LockBit deu à Top Aces um prazo de 15 de maio antes de vazar os 44 GB de dados que supostamente roubou. O LockBit continua sendo um dos grupos de ransomware mais prolíficos, com centenas de ataques no ano passado. Eles atacaram pelo menos 650 organizações até este ano, de acordo com dados coletados pela Recorded Future. Recentemente, o grupo fez furor com um ataque a um popular serviço de biblioteca na alemanha e outro a sistemas ligados à Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro. O Australian Cyber Security Center (ACSC) emitiu um aviso de segurança em agosto passado alertando sobre um aumento repentino nos ataques de ransomware LockBit.
A Top Aces foi fundada em 2000 por um grupo de ex-pilotos de caça e agora diz que tem a “maior presença mundial de aeronaves de caça operacionais de propriedade privada”. A Top Aces trabalha com Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Israel e outros países.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS