Top Aces e RCAF assinam extensão de contrato. A Top Aces anunciou a extensão do contrato de treinamento com a Força Aérea Real Canadense (RCAF) até outubro de 2029. Com isso, os jatos Dassault/Dornier AlphaJet e Bombardier Learjet 35 da empresa, que desde 2005 atuam junto com as Forças Armadas Canadenses (CAF), continuarão fornecendo treinamento privado adversário (“agressor”) e de ataque conjunto (ADAIR e JTAC).
Além da extensão contratual, o documento prevê que a partir de 2024 a Top Ace atuará também com seus A-4 Skyhawk “Advanced Aggressor Fighter” (AAF) no treinamento dos pilotos da RCAF. Estas aeronaves possuem capacidade avançadas similares aos atuais caças adversários, o que irá aprimorar o treinamento dos canadenses, especialmente enquanto está em andamento a Fase II do projeto de extensão CF-18 Hornet (HEP2).
Inicialmente a Top Aces enviará dois A-4 AAF para o Canadá, expandindo para quatro jatos até 2025. Essas aeronaves são equipadas com software de arquitetura aberta proprietário da Top Aces, o AAMS (Advanced Aggressor Mission System), que permite a integração de recursos avançados como Datalink tático, radar AESA (Active Electronically Scanned Array), entre outras atualizações.
Conforme o comunicado da Top Aces, “a adição do A-4 AAF no treinamento permitirá que a RCAF reduza o uso dos seus CF-18 em missões de treinamento adversários, ajudando a mitigar os desafios previstos de recursos humanos associados à transição para o F-35.”
Fonte: Top Aces
@FFO