Toma forma o primeiro Eurofighter Quadriga da Luftwaffe. A Alemanha iniciou a produção do primeiro de 38 caças Eurofighter Typhoon do projeto “Quadriga”. A entrega da primeira seção de fuselagem central foi realizada em 09 de novembro em Augsburg, Alemanha.
A Luftwaffe anunciou o fato em suas redes sociais. “A partir de 2025 receberemos 38 novos Eurofighters Quadriga. Agora, a Premium Aerotec entregou a primeira seção central da fuselagem: o coração”, informou em seu Twitter.
Com cerca de seis metros de comprimento, a estrutura é composta principalmente de alumínio com uma camada externa de “CFRP” com placas monolíticas contínuas. Graças a esta complexa engenharia aeronáutica, a seção central da fuselagem é leve e resistente, capaz de absorver todas as forças geradas pelas asas durante os voos.
Quando for entregue para a Airbus Alemanha, ela irá reunir todos demais componentes construídos pela BAE Systems (Reino Unido), pela Leonardo (Itália) e pela Airbus (Espanha), para montá-los.
A Luftwaffe deverá receber 38 Eurofighters Quadriga Tranche 4, sendo 30 monoplace e oito biplace, em substituição ao mesmo número de aeronaves Tranche 1 em serviço. Essas novas aeronaves Tranche 4 (anteriormente chamadas de Tranche 3B ou Tranche 3+) serão equipadas com o sistema de radar E-Scan europeu comum (ECRS), novos hardware e software atualizados.
Com entregas programadas a partir de 2025, essas novas aeronaves sustentarão a força de combate da Luftwaffe até a década de 2060, quando deverão operar ao lado do futuro New Generation Fighter.
Anteriormente, a Airbus indicou que este acordo garantirá as linhas de produção do Eurofighter até pelo menos 2030, embora a incorporação posterior de 20 caças do Projeto Falcon para a Espanha, no início de 2022, adie ainda mais essa data.
@FFO