Togo recebe seus primeiros UCAV Bayraktar TB2. O Togo é agora o mais recente usuário dos drones Bayraktar TB2 fabricados pela Baykar da Turquia. No início deste mês de agosto, a empresa entregou uma remessa de TB2 ao Togo, que está lutando contra a infiltração de combatentes jihadistas que se deslocam para o sul de Burkina Faso.
O Togo planeja usar Bayraktar TB2 para monitorar a parte norte do país e apoiar suas forças de combate contra os insurgentes. A venda ocorreu quase imediatamente depois que o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan se reuniu com o presidente togolês Faure Gnassingbé na capital togolesa Lomé, em outubro de 2021, para discutir a situação de segurança e o que pode ser feito para melhorá-la.
No mês passado, oito soldados foram mortos em um ataque reivindicado pelo Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (GSIM), a principal aliança terrorista no Sahel, ligada à Al-Qaeda.
Em 1º de julho de 2022, informações um voo site FlightRadar24 com indicativo de chamada TB2T297, mostrava um TB2 turco operando no sul de Burkina Faso e no norte do Togo, o que indica que provavelmente já era um drone de propriedade togolesa, mas operado por pessoal misto, isto é, turco e togolês. Imagens de satélite recentes revelam que a Força Aérea do Togo expandiu a pista e o pátio da base aérea de Niamtougou, bem como construiu um novo hangar.
Antes do Togo, o Níger teria recebido em maio de 2022 seis der TB2 para suas operações militares contra grupos insurgentes na região do Sahel, ao sul do deserto do Saara, e ao redor do Lago Chade. Além do Níger e do Togo, outros clientes africanos do TB2 são Djibuti, Líbia, Etiópia, Marrocos e Tunísia.
@CAS