A segunda edição do Exercício Operacional (EXOP) Tínia que está sendo realizado desde o dia 05 de novembro nas Alas 3 – Canoas e 4 – Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul.
“O objetivo do exercício é manter a operacionalidade da Força e de seus Esquadrões Aéreos, assim como dos Controladores de Tráfego Aéreo, dos Grupos de Defesa Antiaérea e de Comunicações e Controle. E todo treinamento de grande porte se torna desafiador, pois nos exige competências diferenciadas no adestramento de todas as nossas capacidades. Além disso, neste ano diferente, todos devem colaborar para garantir não apenas o nível de atenção elevado em relação à segurança de voo, mas também a respeito da prevenção à COVID-19”, ressaltou o Brigadeiro Bellintani – Comandante da Ala 3.
Mais de 35 aeronaves e cerca de 400 militares do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuídas por todo o País estão envolvidos no EXOP Tínia. O Comando de Preparo (COMPREP) está à frente da atividade, que segue a proposta de adequar os treinamentos nacionais ao perfil comumente encontrado no cenário internacional. Um dos benefícios do exercício é a capacidade de treinar a coordenação das manobras entre as duas localidades, Canoas e Santa Maria, podendo reunir mais de 20 aeronaves em uma mesma missão aérea composta.
Estão sendo treinadas diversas ações como: Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea e Transporte Aéreo Logístico. Os voos serão realizados em espaço aéreo reservado, localizado ao Sul do estado e entre as duas cidades que sediam o Exercício.
Em Canoas, estão concentradas as unidades de F–5M e o KC-130H. Abaixo algumas fotos da Tínia 2020 feitas na Ala 3.
Desde a última segunda-feira (07/11), a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022. Trata-se de uma atividade operacional coordenada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul.
Em "Notícias"
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023, que ocorrerá entre os dias 30/10 e 17/11 nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.
Em "Notícias"
F-5EM, FAB 4834, do1º/14º GAV "Esquadrão Pampa", reabastecendo na mangueira do KC-130M (Foto: FAB). A segunda edição do Exercício Operacional Tínia (EXOP Tínia), realizado até o dia 27 de novembro nas Ala 3 - Base Aérea de Canoas, e na Ala 4 - Base Aérea de Santa Maria, no Rio…
Em "Notícias"