A equipe de demonstração A-10C Thunderbolt II da USAF recebeu um novo jato para a temporada de shows aéreos de 2021. A aeronave, matrícula AF 81-0962, foi revisada pelo 355th Equipment Maintenance Squadron (355th EMS), na Base da Força Aérea Davis-Monthan, Arizona, que aplicou uma camuflagem padrão Sudeste Asiático (SEA).
O novo esquema de pintura foi inspirada na que os F-105 Thunderchiefs do antigo 355th Tactical Fighter Wing (355th TFW), atual 355th Fighter Wing (355th FW), usaram no Vietnã. As marcas aplicadas na fuselagem são dos antigos 354th e 357th Tactical Fighter Squadrons, redesignados em 1991 como 354th e 357th Fighter Squadrons.
Para homenagear os prisioneiros de guerra, os desaparecidos em ação e os veteranos, o lado direito do nariz do A-10 apresenta os nomes de todos os membros da unidade que perderam suas vidas ou foram capturados durante o conflito, ao lado de uma bandeira POWMIA, a Liga Nacional de Famílias de Prisioneiros Americanos e Desaparecidos no Sudeste Asiático.
A aeronave foi apresentada em uma cerimÇonia que contou com a presença de muitos Veteranos do Vietnã e seus familiares, que tiveram o privilégio de testemunhar o primeiro voo com as novas cores. A aeronave foi pilotada pelo capitão Haden “Gator” Fullam que, de acordo com o Air Combat Command 2021 Demo Team e Heritage Flight Support Manual, será o novo comandante e piloto da equipe. O anúncio oficial deve chegar em breve, já que as equipes de demonstração estão programadas para voar juntas durante o Heritage Flight Training Course, de 03 à 08 de março em Davis-Monthan AFB.
@FFO