Thales vai equipar os Albatrozes da Marine Nationale. Em 20 de novembro de 2020 a Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly confirmou a aquisição junto a Dassault Aviation de 12 Falcon 2000 LXS AVSIMAR (Avions de Surveillance et d’Intervention Maritime) ou Aeronave de Vigilância e Intervenção Marítima) com entregas a partir de 2025 para a Marinha Francesa.
O Falcon 2000 “Albatros” como foi designado na Marinha irão substituir os oito Falcon 50M (quatro 50MS e quatro 50MI) da Flotille 24, em Lorient/Lann-Bihoué e o cinco Falcon 200, na Flotille 25 em Tahiti/Faa’a, que também tem um destacamento em Noumea/La Tontouta, na Nova Caledônia.
O Falcon 2000 Albatros terá uma autonomia entre 10 e 30% superior o atuais vetores, e será equipado com os sensores necessários para missões de vigilância e intervenção marítima, SATCOM e links para dados táticos L22 ; um marcador de busca e resgate (SAR) e um lançador de botes salva-vidas e marcadores de fumaça.
Já em termos de sensores, a Thales anunciou em 20 de setembro que a Dassault Aviation selecionou o radar AESA banda X SearchMaster para equipar o Falcon Albatros, bem como o sistema de navegação inercial TopAXYZ, o receptor de geolocalização TopStar 100-2 (GPS/Galileo) e o TopShield Sistema CRPA (Controlled Radiation Pattern Antennas).
De acordo com Thales, o SearchMaster oferece um “alto nível de desempenho para uma ampla gama de missões”, como guerra anti-navio e anti-submarino, marítima vigilância, busca e salvamento e mapeamento. E seus recursos vêm com um enorme potencial de crescimento por meio de aprimoramentos de software. O sistema usa uma variedade de modos de radar avançados para fornecer recursos de detecção de curto e longo alcance simultâneos. Em pequenos alvos em mar agitado, ele também é capaz de detectar veículos terrestres e rastrear seus movimentos.
Neste momento, sete dos doze albatrozes previstos foram encomendados à Dassault Aviation, por um valor estimado de € 1,3 mil milhões. As três primeiras aeronaves serão entregues em 2025. A primeira aeronave Falcon 2000 LXS será fabricada na França e a seguinte será produzida na Índia como parte das compensações do contrato Rafale de 2016. A conversão dos 12 Falcon 2000 LXS em Albatros ocorrerá integralmente na França pela Dassault Aviation e Thales. Estas 12 aeronaves de vigilância marítima Albatros constituem a primeira fase do programa AVSIMAR. A segunda fase, que será lançada posteriormente, prevê a aquisição de recursos adicionais, como aeronaves remotamente pilotadas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS