Thales, revelou no dia 16 de outubro seu novo radar de vigilância aerotransportado AirMaster C, que possui peso e potência cerca de 30% menores, se comparado com outros radares de sua classe.
A empresa afirma que o AirMaster C cobre todo o espectro de missões de vigilância terrestre, aérea e marítima, e possui uma antena 2D AESA baseada na tecnologia SiGe (silicon-germanium/silício-germânio). Também se beneficia das capacidades de manutenção cognitiva e preditiva baseadas na pesquisa de inteligência artificial da Thales e da Direção Geral de Armamento da França.
A Thales revelou também que o AirMaster C é alvo de estudos preliminares para ser integrado ao Hélicoptère Interarmées Léger (HIL) Guépard, que está sendo desenvolvido pela Airbus Helicopters para as Forças Armadas Francesas com base no H160M.
Além de helicópteros, o radar de vigilância “ultracompacto” (pesa menos de 20 quilos de acordo com a empresa e está alojado em um projeto de unidade única) pode ser empregado em aeronaves de asa fixa e veículos aéreos não tripulados (UAV – Unmanned Aerial Vehicle).
Coma capacidade de multipolarização (capaz de exibir imagens por múltiplas câmeras) permitirá que o radar selecione automaticamente as configurações ideais para maximizar o desempenho de detecção. O radar também oferece capacidade de detecção simultânea de curto e longo alcance, semelhante ao olho humano, para vigilância instantânea. Além do mais, o AirMaster C também pode fornecer suporte de navegação em modo 2D e modos meteorológicos.
“Com este novo produto, a Thales oferece uma solução de vigilância otimizada para uma ampla gama de tipos de plataformas e operadores, garantindo que eles se beneficiem dos mais altos níveis de desempenho de missão, à medida que enfrentam os novos desafios à frente”, disse Hervé Hamy, vice-presidente de inteligência da Thales.
Vídeo Thales