Thales irá instalar receptores ADS-B para o DECEA. O grupo francês Thales, líder global em alta tecnologia de mobilidade aérea, e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo, assinaram um acordo para a instalação de receptores ADS-B para monitoração de voos comerciais, com o objetivo de aumentar a segurança da aviação civil brasileira.
Trata-se uma das mais modernas soluções para vigilância do tráfego aéreo, a primeira do tipo implementada pelo Grupo Thales na América do Sul. Serão instalados dezenas de sensores em diversas cidades de mais de 20 estados brasileiros.
O ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) recebe informações enviadas automaticamente pelo transponder da aeronave, contendo dados como a posição geográfica, velocidade e identificação. Essas informações complementam as recebidas pelos atuais radares secundários existentes, fornecendo uma quantidade maior de dados para os controladores de tráfego aéreo.
Os receptores ADS-B são pequenos e de fácil instalação e manutenção, sem necessidade de alto investimento em infraestrutura. Os dados recebidos pelos sensores fornecerá redundância de informações, premissa básica para a segurança aeronáutica. A atualização dos dados é cerca de dez vezes mais rápida que os atuais radares.
A Thales venceu uma concorrência internacional do DECEA, onde participaram diversos provedores de tecnologia de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM). Com mais de 130 radares de vigilância aérea instalados e mais de 200 NAVAIDS em operação no país, a parceria entre a Thales e o DECEA tem mais de 20 anos. Recentemente a empresa celebrou a instalação no Brasil do seu milésimo radar de vigilância aérea produzido.
Neste novo contrato, a empresa Sutech, especializada no desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de aviação, será parceira da Thales para a instalação das 66 estações receptoras de ADS-B pelo país, distribuídos em quatro lotes.
O sensor ADS-B está na lista de recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), para o desenvolvimento de princípios e técnicas de navegação aérea internacional. É uma tecnologia bastante utilizada em países com tráfego aéreo intenso, como nos Estados Unidos, e pode ser uma alternativa para minimizar a sobrecarga dos sistemas de radares tradicionais.
“O projeto é prova do sucesso do modelo de negócio da Thales no Brasil, trabalhando com parceiros locais para fornecer soluções competitivas. Também confirma a nossa liderança como provedores de sensores ATM e renova a nossa duradoura parceria com o DECEA”, afirma Luciano Macaferri, Diretor Geral da Thales no Brasil.
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