Thales integrará IA nos pods TALIOS dos Rafale da Força Aérea Francesa. A empresa de defesa francesa Thales está trabalhando para integrar IA (Inteligência Artificial) nos pods de designação a laser TALIOS (TArgeting Long-range Identification Optronic System) que equipam os caças Dassault Rafale da Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE). Esse aprimoramento expandirá significativamente as capacidades de combate dos caças, permitindo operações em ambientes de combate mais complexos.
O pod Thales TALIOS representa um avanço de ponta em tecnologia de reconhecimento e direcionamento aéreo de alvos em longas distâncias, dia ou noite, e sob condições climáticas adversas. Ele integra sistemas avançados de imagens para fornecer maior consciência situacional, direcionamento de precisão e capacidades de coleta de inteligência para cenários de combate modernos. Sua capacidade de alternar perfeitamente entre as funções de mira e reconhecimento garante versatilidade em todos os perfis de missão.
“Aumentado pela IA, o pod de designação a laser TALIOS do Rafale detecta objetos de interesse mais rápido do que nunca. Ao automatizar a análise de imagens aéreas, ele fornece assistência inestimável aos pilotos sem diminuir seu papel vital no processo de tomada de decisão”, disse Thales em comunicado divulgado em em 29 de novembro.
A função principal da IA é a detecção e classificação automática de objetos de interesse, como edifícios ou veículos alvos. Usando algoritmos de aprendizado profundo, o sistema será capaz de processar imagens até 100 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais e pré-selecionar alvos potenciais para apresentar ao piloto. Isso reduzirá significativamente a carga de trabalho, permitindo que os pilotos mantenham o controle sobre outras decisões críticas de engajamento.
A IA também melhora a capacidade do pod TALIOS de identificar alvos pequenos ou bem camuflados, mesmo em ambientes desafiadores. Essa precisão será crucial para operações de stand-off, onde os pilotos engajam alvos de uma distância segura, mantendo também a consciência situacional. A capacidade do sistema de distinguir detalhes minuciosos em imagens complexas elevará as taxas de sucesso da missão e minimizará os danos colaterais.
Desde a proposta inicial de integração de IA em 2018 e a concessão do contrato em 2023, a Thales trabalhou em estreita colaboração com a Armée de l’Air et de l’Espace, adaptando o sistema para atender às necessidades específicas dos pilotos de combate. A capacidade decorre do treinamento rigoroso da IA em um grande conjunto de imagens, dados de voos de testes e informações militares classificadas.
A integração da IA se alinha com a evolução gradual do combate. À medida que a guerra moderna se torna mais orientada para a rede, a capacidade de processar e compartilhar dados de forma eficiente se torna muito importante. A integração da IA do TALIOS garante que apenas informações relevantes sejam compartilhadas com outros pilotos e controle de solo, e evita que os canais de comunicação sejam sobrecarregados pela vasta quantidade de dados gerados durante as missões.
Para o Armée de l’Air et de l’Espace, esse desenvolvimento representa um salto significativo em sua capacidade de combate, especialmente porque se prepara para implantar sistemas do tipo “ala leal” para complementar seus Rafales até 2033. A integração de IA no TALIOS está programada para estrear com a versão Rafale F4.3 em 2026.
@FFO