Thales equipará A330 MRTT franceses com solução SATCOM. A empresa francesa Thales irá equipar a frota de aviões-tanque Airbus A330 MRTT “Phénix” da Armée de l´Air et de l´Espace (AAE) com avançados sistemas de comunicação via satélite (SATCOM). A previsão é que as nove aeronaves da AAE estarão equipadas com o novo sistema de comunicação até 2025.
Desta forma, os “Phénix” da AAE estarão capacitados para realizar conexões de banda larga em qualquer lugar do mundo, trafegando em uma rede segura, que poderá suportar interferências eletromagnéticas em ambientes de conflitos de alta intensidade.
A fabricante destaca a alta disponibilidade, design compacto e a flexibilidade de integração dos seus equipamentos. Essas características os tornam ferramentas de alto desempenho capazes de interligar os MRTT com outras aeronaves militares como os A400M e os AWACS.
Este é o primeiro contrato do gênero a ser assinado na Europa, o que, segundo a empresa, “consolida ainda mais a liderança da Thales em conectividade via satélite segura e resiliente, e sua capacidade de fornecer uma solução soberana respaldada pelo know-how da indústria de defesa e tecnológica francesa”.
Gerenciado pela Direção Geral de Armamento da França (DGA), este projeto recebeu o nome de MELISSA 2, e faz parte do programa de telecomunicações militares por satélite SYRACUSE IV, que contempla o desenvolvimento, integração e suporte de estações SATCOM para aeronaves.
O terminal Thales é derivado de um produto SATCOM comprovado, e que já acumulou mais de 30.000 horas de voo em aviões comerciais. A versão militarizada foi projetada especificamente para manter a conectividade com centros de comando em ambientes congestionados e condições de voo severamente degradadas. Ele opera com o sistema de satélite soberano SYRACUSE IV da França e também é compatível com quaisquer satélites militares ou comerciais aliados.
Esta estreia no setor aeronáutico, consolida ainda mais a liderança da Thales no mercado europeu de comunicações militares por satélites. Por mais de uma década, a Thales fornece comunicações críticas em conformidade com STANAG 4606 para a OTAN, e para forças terrestres e navais de 12 países na Europa, Oriente Médio e Ásia.
“A decisão da DGA de equipar os aviões-tanque militares da França com nossa solução de comunicação via satélite segura, é motivo de grande orgulho para as equipes da Thales e reflete nosso know-how único e liderança europeia em conectividade via satélite. Esta solução de alto desempenho será um ativo fundamental para as forças francesas envolvidas em missões de conflito de alta intensidade”, disse Jean-Claude Schmitt, Vice-Presidente de Sistemas de Rede e Infraestrutura da Thales.
Fonte: Thales Group
@FFO