Thales e Schiebel apresentam capacidades marítimas aprimoradas com o Camcopter S-100. A Thales e a Schiebel implementaram um conjunto de sensores marítimos aprimorados em um UAS (Sistema Aérea Não Tripulado) CAMCOPTER S-100, com objetivo de demonstrar a capacidade ampliada em missões de vigilância navais. Os voos de testes foram realizados no Reino Unido, no último mês de agosto.
Operando à partir da costa do Norte de Gales, os testes demonstraram como um navio de guerra poderá se beneficiar com os dados de inteligência coletados pelos novos sensores, para se impor em uma operação marítima ou litorânea. Para isso, o UAS S-100 foi equipado com um conjunto de equipamentos integrados, compostos pelo radar Thales I-Master operando no modo marítimo, o pod de sensor IAI POP®ULTRA EO/IR, transceptor IFF e receptor AIS.
Os dados coletados pelos sensores foram combinados pelo Sistema de Missão CarteNav AIMS, comprovando a ampliação da área de cobertura, complementando com os dados do equipamento radar de um navio, permitindo a rápida identificação, através de tarefas dinâmicas de posicionamento da plataforma com imagens e vídeos.
Para completar os testes, os dados foram entregues para o sistema Thales TACTICOS Combat Mission System, usando uma ponte o Digital Supervisor/OARIS, comprovando a integração de ambos, e da plataforma dinâmica CMS do S-100.
O sucesso do teste baseia-se em uma combinação de experiência e expertise em operações marítimas, gerenciamento de dados e desenvolvimento de veículos não tripulados. Ele demonstrou uma capacidade de inteligência comprovada para estender o alcance operacional de um conjunto de sensores de navios, e que pode ser operado tanto para fins militares quanto civis.
“Nosso S-100 é uma capacidade comprovada, e está em serviço em diversas Marinhas pelo mundo. Temos uma vasta experiência em operações embarcadas, em condições de vento e mar exigentes. O conjunto de sensores que demonstramos no Reino Unido mostra a flexibilidade do S-100 para trabalhar com uma variedade de tipos de sensores e, nesta configuração, acreditamos que atende a muitos requisitos emergentes da Marinha”, disse Neil Hunter, da Schiebel.
Os sensores aprimorados instalados no S-100 proporcionaram uma real mudança no cenário de vigilância naval, ampliando a área de cobertura e a identificação dinamicamente dos alvos, otimizando a capacidade de detecção existente em um navio.
“Fomos capazes de rastrear alvos, cruzar [dados de] uma pista de radar distante com os sensores EO/IR, para fornecer uma identificação positiva, que foi então checada em relação ao AIS, para avaliar suas intenções”, disse Matt Moore, da Thales.
“A maioria dos UAVs opera em um espaço aéreo militar controlado restrito. Voamos em espaço aéreo civil e pudemos mostrar à CAA evidências de que aqui está um sistema maduro e seguro para operar sobre o mar, praias e em terra. Obter a aprovação da CAA foi importante, e eles estão felizes por podermos voar no espaço aéreo do Reino Unido”, completou Neil.
Schiebel S-100
O S-100 tem operado com sucesso para vários clientes em todo o mundo, no mar e na terra, durante o dia e à noite e em condições climáticas adversas. Nos últimos 15 anos, o UAS Schiebel CAMCOPTER S-100 viu a operação com mais de 25 clientes, e no domínio marítimo completou mais de 2.000 pousos no convés em uma ampla variedade de navios de alto mar.
Thales I-Master
O I-Master está sendo usado por vários clientes em todo o mundo, incluindo o Watchkeeper do Exército Britânico TUAS. Ele obteve a capacidade marítima em 2014, com a inclusão de Modos Marítimos aprimorados, comprovando-os de forma abrangente durante o exercício Royal Navy’s Unmanned Warrior 2016.
Fonte: Thales