Thales e Diehl vão desenvolver os computadores de voo do CityAirbus. A Airbus assinou este mês um acordo trilateral com a Thales e a Diehl Aerospace para o desenvolvimento conjunto dos computadores de controle de voo do veículo elétrico de decolagem e pouso verticais (eVTOL) CityAirbus NextGen.
Diehl e Thales se juntaram à Airbus para investir no mercado emergente de electric vertical take-off and landing vehicle (eVTOL). Ambos os parceiros estão desenvolvendo seu próprio sistema que será integrado em uma arquitetura diferente para cumprir o novo regulamento da EASA para eVTOL. Essa arquitetura é essencial para garantir a redundância dos computadores e a segurança do veículo. Os empreendimentos serão apoiados com financiamento público dos governos alemão e francês, respectivamente.
A Thales é a responsável pelo sistema de computação primário, enquanto Diehl está desenvolvendo o computador de controle de voo secundário. O sistema garante que o segundo computador de controle de voo monitore permanentemente os dados dos sistemas do computador primário e também possa assumir o controle de voo em si, se necessário.
A Thales tem mais de 40 anos de experiência em controles elétricos de voo, tendo fornecido os sistemas para o primeiro avião comercial fly-by-wire, o Airbus A310. Diehl Aerospace, uma joint venture da Thales e Diehl Aviation, tem muitas décadas de experiência em aviônica para aeronaves e helicópteros civis e militares.
O CityAirbus NextGen totalmente elétrico foi revelado em setembro de 2021 no Airbus Summit. É equipado com asas fixas, cauda em forma de V e oito hélices elétricas como parte de seu sistema de propulsão. Ele é projetado para transportar até quatro passageiros em um voo com emissões zero.
O CityAirbus está sendo desenvolvido para voar em um alcance de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o perfeitamente adequado para operações em grandes cidades. O primeiro voo de um protótipo está planejado para 2023.
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