Thales e a Rheinmetall no projeto do Centro de Treinamento C-130J franco-alemão. A Thales e a Rheinmetall serão responsáveis pela certificação do futuro centro de treinamento da frota conjunta franco-alemã de C-130J Super Hercules. As empresas foram subcontratadas pela Lockheed Martin, que além de fabricar os quadrimotores, é a principal contratada para montar o Centro Multinacional de Treinamento França/Alemanha do C-130J.
No âmbito deste contrato, concedido em março de 2021, a Rheinmetall e a Thales fornecerão equipe e serviços relacionados à certificação do centro de treinamento, cuja conclusão deverá acontecer em 2024. O estabelecimento inicial e a fase de certificação poderão ser precedidos por uma fase operacional provisória, na qual a Thales e a Rheinmetall fornecerão todo o pessoal técnico, de gerenciamento e instrutores para a manutenção e operação dos equipamentos.
O centro de treinamento será sediado na Base Aérea 105 (BA 105), em Évreux, Normandia, que receberá as novas aeronaves C-130J Super Hercules da Armée de l´Air et de Espace (AAE) e da Luftwaffe (GAF), para formar a futura unidade de transporte multinacional conjunta. O centro de treinamento da unidade terá que ser certificado como uma Organização de Treinamento Aprovada (ATO) pela autoridade de aviação civil francesa (DGAC).
Dez Hércules irão compor o novo Esquadrão de Évreux, cujas instalações estão em construção. O Esquadrão será composto por quatro Super Hércules franceses (dois C-130J e dois KC-130J), e seis novos alemães (três C-130J e três KC-130J), que serão recebidos à partir de fevereiro de 2022, a uma taxa de um a cada seis meses, com o último chegando em 2024, quando o esquadrão atingirá a sua plena capacidade operacional.
Com este projeto, a Thales e a Rheinmetall mantêm uma cooperação bem-sucedida na área de treinamento de aviação franco-alemão, iniciada com o programa TATM, no treinamento de tripulantes dos helicópteros de ataque Tiger.
@FFO