Thales demonstra o anti-drone Horus Shield na Espanha. Há algumas semanas, uma demonstração do sistema anti-drone (C-UAS – Counter Unmanned Aerial System) Thales Horus Shield ocorreuno aeródromo da cidade Segóvia de Marugán. Esta demonstração faz parte dos testes aprovados pelo Exército Espanhol no âmbito da iniciativa Fuerza 2035/BRIEX 2035, que visa adaptar o Exército Espanhol a este novo ambiente operacional.
O evento, coordenado e supervisionado pelo Chefe de Sistemas de Informação, Telecomunicações e Assistência Técnica do Exército Espanhol (JCISAT), contou também com a presença de outras unidades do Exército e da Direção Geral de Armamento e Material (DGAM).
Capaz de proteger infraestruturas vulneráveis da presença não autorizada de qualquer tipo de drone, Horus Shield destaca-se por ser um sistema anti-drone muito versátil, oferecendo inúmeras informações ao usuário em uma única tela. Ele tem a capacidade surpreendente de integrar sensores de diferentes fabricantes, o que o torna um C-UAS muito interessante para diferentes organizações.
Os sistemas C-UAS devem detectar drones a longas distâncias, para ter tempo de reação suficiente e na sequência identificá-los e rastreá-los, a fim de determinar se representam ou não uma ameaça e, por fim, ter a capacidade de neutralizá-los caso representem um risco real. Horus atende a todos esses requisitos, como pode ser visto na demonstração em Marugán (Segóvia), onde um drone percorreu distâncias de mais de 2 km.
A demonstração do Horus-Shield incluiu o sistema optrônico Thales GECKO. O sistema anti-drone Thales Horus-Shield está implantado há mais de três anos em diferentes clientes monitorando infraestruturas críticas tanto em áreas urbanizadas com populações desfavorecidas quanto em grupos hostis com alto nível tecnológico, além de ser utilizado na proteção de grandes eventos esportivos .
@CAS