Textron Aviation adquire a Pipistrel, líder mundial em aviões elétricos. O grupo Textron Aviation, detentor das marcas Cessna, Beechcraft e Bell, anunciou em 17 de março um acordo para adquirir empresa Pipistrel, líder mundial na produção de aeronaves elétricas, com sedes na Eslovênia e Itália. Após a confirmação do negócio, a Textron planeja entrar no segmento eAviation, focada em projetos de aeronaves sustentáveis, com o know-how da Pipistrel.
“Este anúncio apoia a estratégia de longo prazo da Textron de oferecer uma família de aeronaves sustentáveis para mobilidade aérea urbana, aviação geral, carga e funções de missão especial. A Textron se compromete em manter a marca, sede, pesquisa e produção da Pipistrel na Eslovênia e na Itália, enquanto faz investimentos adicionais”, disse Scott Donnely, Presidente e CEO da Textron.
Fundador e CEO da Pipistrel, Ivo Boscarol, permanecerá como acionista minoritário e também como presidente emérito, prestando consultoria sobre planos e estratégias de produtos por um período de dois anos.
“Sob minha liderança de 30 anos, a equipe da Pipistrel alcançou uma posição privilegiada única em aviação privada, acessível, ecológica e elétrica. A tendência e a base para projetos futuros foram claramente definidas. Com a Textron, vamos lutar pelo futuro e crescimento, e estamos ansiosos para anunciar novos produtos e projetos empolgantes”, disse Boscarol.
Fundada em 1989 na Eslovênia, a Pipistrel é hoje conhecida por sua linha de aviões de pequeno porte e planadores, incluindo modelos com motorização a combustão e elétrica, com mais de 2.500 aeronaves entregues.
Em 2020, a Pipistrel alcançou a certificação de tipo completa da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) para o Velis Electro, a primeira e atualmente única aeronave elétrica do mundo homologada para operações de treinamento básico de pilotos.
Fonte: Textron Aviation
@FFO