Testemunha filma queda de helicóptero Z-8 chinês. Nesta segunda-feira (10/05), quatro tripulantes chineses morreram na queda de um helicóptero Z-8AWJS da Polícia Florestal Armada da China. A aeronave, matrícula WJ560308 (c/n Z8AWJS-08) caiu no Lago Erhai, em Dali, província de Yunnan, sudoeste do país, durante uma operação de combate a incêndio.
Uma testemunha filmou a queda do helicóptero e compartilhou nas redes sociais. O vídeo mostra a chegada da aeronave sobre o lago, possivelmente para abastecer a cesta (Bambi Bucket), quando começa a girar sem controle em torno do seu eixo, até a ruptura da cauda e o helicóptero cai em chamas na água.
Conforme as informações da mídia local, dois tripulantes teriam sido resgatados com vida, e morreram no hospital. Os outros dois ficaram desaparecidos por algumas horas, até que os seus corpos foram localizados por uma grande equipe de resgate, formada por dezesseis
embarcações e cerca de 500 pessoas.
Aproximadamente 2.500 pessoas estão mobilizadas para extinguir o incêndio, que arrasou cerca de 48 hectares de terra, de acordo com a equipe de prevenção e controle de incêndios em florestas e pastagens de Dali.
O Changhe Z-8 é um helicóptero multifuncional trimotor, projetado e fabricado pela Changhe Aircraft Industry Group (CAIG), baseado no francês Aerospatiale SA321 Super Frelon. Em serviço desde 1989, dezenas de Z-8 foram entregues para as forças armadas chinesas e operadores civis no país, que realizam operações variadas, desde busca e resgate, guerra antissubmarino, levantamento geológico, mapeamento aéreo, combate à incêndios florestais, montagem de linhas de transmissão, etc.
@FFO