Teste preliminar do kit FARE no KC-135. A Air National Guard (ANG) e a Air Force Reserve Test Center (AATC) — KC-135 Test Detachment, continua trabalhando com a 151st Air Refueling Wing (151st ARW), sediada em Salt Lake City, Utah, nos esforços de transformação e modernização do Boeing KC- 135R Stratotanker, testando o Kit MICRO Forward Area Refueling Equipment (FARE). O objetivo e fazer da aeronave, que está a 65 anos em serviço, tenha as melhores capacidades de combate.
O kit MICRO FARE foi projetado para reabastecer aeronaves ou veículos terrestres em locais operacionais avançados, onde não existem recursos típicos para o reabastecimento. Ele tem sido usado em várias aeronaves, como o helicóptero Boeing CH-47 Chinook e o Lockheed Martin C-130 Hercules, para fornecer combustível em ambientes austeros. Esta é a primeira vez que está sendo testado para certificação no KC-135R.
“Este kit permitirá que a tripulação aérea e o pessoal de manutenção consigam reabastecer a aeronave para praticamente qualquer fonte de combustível possível e tirá-la do solo em um ambiente de infraestrutura degradada e sensível ao tempo”, disse o Sargento Robert McFadden, chefe da tripulação 151st Aircraft Maintenance Squadron de KC-135R. “Ter esse ativo na aeronave garantirá que os recursos de reabastecimento estejam disponíveis onde quer que o KC-135 opere.”
Um KC-135R é normalmente reabastecido por um caminhão de combustível R-11. Com o kit MICRO FARE, o KC-135R não necessita de reabastecimento do veículo. A tripulação e o pessoal de manutenção a bordo do avião podem reabastecer de qualquer fonte de combustível possível, incluindo a transferência de combustível entre aeronaves. Essa capacidade é especialmente importante em um cenário de guerra.
Além de poder fornecer combustível a um KC-135R a partir de múltiplas fontes de combustível, o kit MICRO FARE beneficiará a defesa dos Estados Unidos, apoiando os planos operacionais de dissuasão nuclear. Se ocorresse um evento nuclear, o evento geraria um pulso eletromagnético que poderia danificar eletrônicos desprotegidos dentro da área. Os sistemas de reabastecimento terrestre dependem de componentes eletrônicos que podem ser afetados. O kit FARE fornece meios adicionais para reabastecer a aeronave utilizando a energia gerada pela aeronave, permitindo que o KC-135R complete missões vitais subsequentes.
“Como a missão nuclear é nossa principal prioridade, precisamos ter a garantia de que podemos colocar combustível no jato em qualquer lugar que formos”, disse o Tenente-Coronel Jeff Gould, diretor de testes do AATC KC-135. “O kit FARE fornecerá uma via adicional para reabastecer o avião, o que será especialmente benéfico se estivermos em um ambiente degradado.”
O kit MICRO FARE também ajudará o KC-135R com o conceito operacional Agile Combat Employment (ACE). O ACE aborda o ambiente de ameaças em constante mudança, mudando a geração de poder aéreo de grandes bases centralizadas para redes locais menores e dispersas ou grupos de bases menores. Sem depender das principais capacidades de reabastecimento das bases operacionais, este sistema fornecerá a capacidade de reabastecer em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Um uso adicional do kit FARE é em apoio a operações domésticas apoiadas pela Guarda Nacional.
“Durante as operações de apoio doméstico e regional, o KC-135 normalmente suporta outros ativos aéreos, no entanto, ao adicionar o kit FARE, o KC-135 terá a capacidade de transportar combustível em apoio às operações terrestres.” disse Gould. “Durante o terremoto de 2010 no Haiti, o USTRANSCOM solicitou apoio de unidades de tanques para ajudar a evacuar civis. Se esses KC-135 fossem equipados com o kit FARE, teriam sido colocados para fornecer suporte aéreo a civis e fornecer combustível para resgatar membros. Esse combustível pode ser usado para apoiar operações de reconhecimento e resgate de helicópteros ou fornecer combustível para acionar geradores”.
A geração de recursos adicionais em apoio aos requisitos do Combatant Commander está no centro da missão do AATC. Gould afirmou que o kit FARE é apenas mais um recurso que o KC-135 fornecerá no futuro.
Em 2 de novembro de 2021, o Tenente-General Michael Loh, diretor da Guarda Nacional Aérea, anunciou a seleção da 151st ARW de Utah como o Destacamento de Teste do KC-135 para a ANG e AATC. “Modernizar a frota de navios-tanque KC-135 com novos recursos e tecnologia de ponta aumenta a eficácia e a prontidão do combate. Novas capacidades exigem a habilidade e a experiência, que leva anos para ser alcançada. A Guarda Nacional Aérea de Utah e o AATC têm guerreiros talentosos e comprovados na vanguarda dos esforços de modernização do KC-135”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS