Terma instalou mais de 100 sistemas de áudio 3D nos A-10C. A empresa dinamarquesa Terma A/S anunciou a instalação bem-sucedida de mais de 100 de seus sistemas avançados de áudio 3D em aeronaves A-10C Thunderbolt II da USAF, juntando-se a várias aeronaves Lockheed Martin F-16 dos EUA e de aliados.
O Sistema de Autoproteção aprimora a consciência situacional da tripulação em ambientes de ameaça, correlacionando avisos de ameaça auditiva com sua localização espacial em relação ao piloto.
O sistema de áudio 3D é compatível com todos os tipos de aeronaves e inclui várias ferramentas para aprimorar a qualidade e a clareza do som. O sistema fornece sinais de áudio digital de alta fidelidade de fontes de rádio e áudio de aeronaves existentes e futuras.
Ao separar espacialmente as fontes de áudio em locais distintos dentro do campo de percepção auditiva do piloto, o sistema alinha os sinais de áudio com a localização física das entidades transmissoras, aprimorando os sistemas de aviso de ameaça e outras fontes de áudio baseadas em direção. O sistema também separa espacialmente várias frequências de rádio para eliminar o efeito de “sala lotada”; e inclui uma capacidade de redução de ruído ativo de última geração para reduzir a “fadiga de ruído”.
Rob Strasser, VP de Sistemas de Autoproteção na Terma Inc., enfatizou a importância desse esforço: “Na Terma, nos dedicamos à proteção da tripulação aérea. A integração do sistema 3D-Audio da Terma no A-10C (assim como no F-16) aumenta a capacidade de sobrevivência por meio de maior consciência situacional do piloto e eficiência operacional. Ouvir de onde um míssil está vindo com taxas de fechamento acima de 5.000 pés/s, por exemplo, aumenta os tempos de resposta… isso dá à tripulação aqueles segundos preciosos para reagir — isso é um superpoder!”
Terma (Dinamarca e EUA) cuidou do design do sistema, qualificações ambientais, produção de hardware, gerenciamento de programa, integração e desenvolvimento do plano de teste/avaliação de aeronaves. O parceiro da Terma, Gauss Management Research & Engineering (GMRE) gerenciou o design da fiação elétrica da aeronave e o desenvolvimento de dados técnicos, produção de chicotes elétricos, Time Compliance Technical Orders (TCTO) da aeronave/commodity, certificação Technical Order (TO) e instalações da Contract Field Team (CFT).
Principais marcos e detalhes da colaboração:
Terma A/S é um fabricante dinamarquês de defesa e aeroespacial para aplicações civis e militares, e é de propriedade da empresa dinamarquesa Thrige Holding A/S. A Terma foi fundada em 1949 e tem sede em Aarhus, Dinamarca. A Terma tem subsidiárias e operações na Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Índia, Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Indonésia, bem como uma subsidiária integral nos EUA, Terma Inc. A Terma Inc. tem sede em Atlanta, com outros escritórios na área de Washington DC, Geórgia, Texas e Virgínia.
É a maior empresa da Dinamarca na indústria aeroespacial e de defesa, empregando aproximadamente 1.700 pessoas em todo o mundo. As soluções e produtos de alta tecnologia da Terma são desenvolvidos e projetados para uso em ambientes e situações de missão crítica extrema, onde vidas humanas e ativos materiais valiosos estão em jogo.
@CAS