Tecnologia australiana amplia “durabilidade” do F-35. O LTS-640V é uma máquina de imagem digital pouco maior do que uma câmera DSLR que fornece imagens em tempo real que ajudam a quantificar o estresse do material e detectar rachaduras por fadiga, que podem ser perigosas se não forem verificadas. A invenção australiana é a primeira de seu tipo, fornecendo em tempo real a fusão de imagens do espectro visível e invisível visível voltada para verificação estrutural.
A capacidade que ele fornece permitirá um processo de certificação potencialmente mais simplificado e deve ajudar a eliminar algumas das surpresas que podem ocorrer durante o a verificação da estrutura de uma aeronave.
A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com cientistas do Departamento de Defesa da Austrália, onde um protótipo dessa tecnologia ajudou a apoiar a sustentar a frota de F/A-18 Hornet e, mais recentemente, forneceu à Lockheed Martin novas informações valiosas durante os testes de certificação estrutural de o F-35A. O LTS-640V foi projetado para ser usado durante o estágio de certificação, antes que uma aeronave seja aprovada para uso comercial ou militar.Mas também pode apoiar na verificação de fadiga de aeronaves operacionais.
Segundo um porta-voz do Departamento de Defesa, a abordagem da fiscalização baseia-se no “efeito termoelástico”. “Simplificando, quando você esmaga algo, ele aquece, quando você estica algo, ele esfria”, disse o porta-voz do DoD.
“Pense no spray mágico que costuma ser usado para tratar lesões esportivas – é o alongamento ou expansão do gás à medida que sai da lata de aerossol que fornece o efeito de resfriamento. Ao contrário do spray mágico, no entanto, as mudanças de temperatura com as quais estamos lidando são minúsculas, milésimos de grau, mas ainda podemos detectá-las, e com bastante facilidade usando os algoritmos avançados no núcleo desta tecnologia. Essa capacidade tem um papel significativo a desempenhar, ajudando os projetistas e operadores de aeronaves a entender melhor como uma fuselagem funciona sob carga. A tecnologia pode melhorar nossa capacidade de quantificar tensões, particularmente em áreas estruturalmente críticas onde as tecnologias tradicionais têm capacidade muito limitada”, acrescentou o porta-voz do DoD.
A equipe de design da 1 MILLIKELVIN transformou essa capacidade inovadora em um produto comercial robusto com US$ 275.000 em doações. A nova tecnologia foi usada para apoiar o Hornet e demonstrou como pode melhorar a forma como os designers validam a modelagem de componentes complexos da fuselagem no programa de teste de durabilidade em escala real do F-35.
“Estamos procurando ajudar a simplificar e melhorar os processos de validação estrutural em toda a indústria global de defesa e aeronáutica. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia avançada esteja contribuindo para a capacidade de defesa”, disse Kheang Khauv, diretor administrativo da 1 MILLIKELVIN, fabricante da tecnologia LTS-640V
As aplicações potenciais da tecnologia vão muito além da aviação, com clientes potenciais incluindo uma ampla gama de indústrias na Austrália e em todo o mundo.
Os subsídios totais até agora são de US$ 75.000 do governo de Victoria (programa Boost Your Business), US$ 150.000 do Advanced Manufacturing Growth Center e outros US$ 50.000 do Defense Science Institute, que faz parte da Australian Defense Science and Universities Network.
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