Tchecos “revoam” pela 1ª vez com A330 MRTT da OTAN. Pela primeira vez, os pilotos tchecos de Saab JAS 39C/D Gripen realizaram reabastecimento a seco com um avião-tanque A330 MRTT da Unidade Multinacional MRTT (MMU) em céus da República Tcheca. O exercício ocorreu em 13 de fevereiro de 2024.
Este tipo de treinamento permitiu a Força Aérea da República Tcheca (Czech Air Force — CzAF) aprimorar nossas habilidades de voo de precisão e desenvolver o seu planejamento de missões de reabastecimento ar-ar.
O Reabastecimento em Voo (REVO) ocorreu dia 13/02 nas Montanhas Gigantes da República Tcheca, Os caças Gripen do 211. tacticka letka (211.tl) da CzAF, que decolaram da Base Aérea de Čáslav, revoaram com a aeronave de transporte e reabastecimento multifuncional A330 MRTT da MMU (Multinational Multirole Tanker Transport Unit), sediada na Base Aérea de Eindhoven, Holanda, de onde decolou.
Os participantes deste exercício treinaram o procedimento de contato seco (sem transferência de combustível) que verificou a capacidade dos pilotos do JAS 39 Gripen da CzAF de operar com o MRTT.
Um dos pilotos do Gripen descreveu o procedimento de reabastecimento ar-ar como muito desafiador. A manobra exige um alto grau de precisão, pois a aeronave viaja a uma velocidade superior a 500 km por hora e a borda do drogue fica a apenas algumas dezenas de centímetros da cabine do jato. “Na fase final, tenho que me aproximar cuidadosamente do petroleiro em velocidade de caminhada. Enquanto a tripulação do avião-tanque desenrola a mangueira com o drogue, tenho que posicionar adequadamente a sonda de reabastecimento do jato nela”, disse o piloto do 211.tl.
Um experiente instrutor de reabastecimento ar-ar 211.tl foi o primeiro a REVOAR com o A330 MRTT. A segunda abordagem foi conduzida pela aeronave do Tenente Coronel Vladimír Málek, Comandante do 211.tl. Outros pilotos de caça tchecos passarão por treinamento semelhante até o final de fevereiro.
Pela primeira vez, os pilotos tchecos do Gripen simularam esta manobra destinada a ampliar o alcance dos caças em operações com um A-330 MRTT. Anteriormente, eles treinaram reabastecimento ar-ar com aviões-tanque A-400M da Luftwaffe, KC-767 da AMI, KC-130 Hércules da SwAF e KC-135R da USAF.
“O reabastecimento com esta aeronave não é significativamente diferente de outros aviões-tanque, pois os procedimentos são padronizados, assim como o dispositivo de reabastecimento. No entanto, esta aeronave é a maior de todas as aeronaves para as quais estamos qualificados. Isso muda um pouco a perspectiva quando você se movimenta pelo navio-tanque”, acrescentou o Tenente-Coronel Málek.
A República Techa é membro do programa MMF (Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet) desde 2019. O projeto reúne seis países europeus, que fornecem um esquadrão multifuncional multinacional de oito aeronaves Airbus A330 MRTT para melhorar as capacidades de reabastecimento e transporte e fornecer evacuação médica quando necessário.
“Como membro do MMF, as Forças Armadas Checas podem utilizar até 100 horas de voo por ano para reabastecimento aéreo, bem como para transporte aéreo de carga e passageiros e para evacuação médica. Isso nos permite aprimorar nossas habilidades de voo de precisão e desenvolver nosso planejamento e desempenho de reabastecimento ar-ar”, concluiu o Tenente-Coronel Málek.
Fonte: MoD Rep Tcheca.
@CAS