TBM Avenger mergulha em frente à banhistas em Cocoa Beach. Um clássico warbird Grumman (General Motors) TBM-3E Avenger, fez um pouso forçado na água, em frente a uma praia lotada de banhistas, na tarde de sábado (17/04). O fato aconteceu próximo às 13h15 (local), durante um show aéreo em Cocoa Beach, na Flórida, e foi amplamente registrado por centenas de testemunhas.
Fabricado em 1945 para a Segunda Guerra Mundial, o Avenger matriculado N108Q (c/n 4093), ostentando uma pintura da Marinha Americana, participava do “Warbird Parade” do Cocoa Beach Air show, quando sofreu uma pane mecânica sobre o mar. O piloto (único tripulante) não teve outra alternativa senão pousar o clássico monomotor na água.
A impressionante amerrissagem foi registrada pelos celulares de centenas de incrédulos banhistas, que aproveitavam o dia de praia e acompanhavam o show aéreo. Após o grande susto, diversas pessoas nadaram em direção à aeronave para ajudar no resgate do piloto, que não sofreu ferimentos.
Pertencente ao Valiant Air Command (VAC) do Warbird Museum, sediado no Aeroporto Regional da Costa Espacial de Titusville, Flórida, o Avenger estava escalado para participar do Cocoa Beach Air Show, em um sobrevoo conjunto com outras quatro aeronaves clássicas diferentes. O TBM Avenger acidentado havia passado por uma restauração que durou 18 anos, e voltou aos céus em 11 de janeiro do ano passado.
A vida operacional do septuagenário N108Q, começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi entregue pela fábrica da General Motors de Nova Iorque, para a Divisão de Aeronaves Orientais da General Motors, da Marinha dos Estados Unidos, com a matrícula militar BuNo 91188. Após a aposentadoria da carreira militar em 1956, ele voou até 1969 como bombeiro para o Serviço Florestal dos EUA, na Califórnia e para o Georgia Forestry Commission. Antes de ser comprado pelo VAC em 2002, o N108Q passou pelas mãos de vários proprietários particulares.
Após a restauração, o VAC aplicou a camuflagem de uma das cinco aeronaves do famoso “Voo 19”, que em 05 de dezembro de 1945 decolaram da Estação Naval de Lauderdale, e desapareceram no Triângulo das Bermudas. A pintura do N108Q representa a aeronave “BuNo 23307 código FT-28”, pilotada pelo líder da esquadrilha do Voo 19, o Tenente Charles Taylor.
Desde o final de 1941, exatos 9.839 Avenger foram construídos pela Grumman Aircraft (TBF) e General Motors (TBM) no esforço de guerra para a Marinha Americana. O seu batismo de fogo aconteceu na Batalha de Midway, em 04 de junho de 1942, cuja história relata a perda de cinco das seis aeronaves TBF que compunham a unidade naquele combate. Após uma estréia conturbada, o Avenger passou a ser crucial na Segunda Guerra, se tornando o avião torpedeiro de maior sucesso, participando do afundamento dos navio da Marinha Imperial Japonesa “Yamato” e dezenas submarinos inimigos.
Entre 1960 e 1965 a Marinha do Brasil operou três TBM-3E Avenger (N-501 à N-503), recebidos usados da Marinha Reqal Holandesa e destinados para o Destacamento Especial de Aeronaves do Centro de Instrução e Adestramento NAval (CIANN). Eles foram usados como aeronaves de instrução estática do porta-aviões NAeL Minas Gerais.
A Federal Aviation Administration (FAA) e o National Transportation Safety Board (NTSB) conduzirão uma investigação sobre o incidente acontecido na praia de Cocoa Beach. Abaixo alguns vídeos disponíveis nas redes sociais.
@FFO