• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Tajiquistão recebeu o Boeing 787 comprado do México

15 de maio de 2023
Tajiquistão recebeu o Boeing 787 comprado do México (Fotos: Nomadic Aviation Group).

Tajiquistão recebeu o Boeing 787 comprado do México. O novo Boeing 787-8 presidencial do Tajiquistão, pousou na manha desta segunda-feira (15/05) no Aeroporto Internacional de Dushanbe, capital do país. A aeronave pertencia ao governo do México.

Conforme noticiamos, em 21 de abril o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, anunciou a venda do Boeing 787-8 Dreamliner (ex-TP-01) para o governo do Tajiquistão por aproximadamente US$ 92 milhões. Era uma questão de honra para Obrador vender o avião, uma vez que durante sua campanha havia prometido se desfazer do “luxuoso jato presidencial”.

Rota direta entre os EUA e o Tajiquistão realizada pelo EY-001 (Fonte: FR24).
Rota direta entre os EUA e o Tajiquistão realizada pelo EY-001 (Fonte: FR24).

Após passar por revisão e receber uma nova pintura governamental, o Dreamliner, agora matriculado EY-001, voou de San Bernardino, na Califórnia, EUA, diretamente para Dushanbe, no Tajiquistão. O translado foi conduzido por tripulantes da Nomadic Aviation, empresa norte-americana especializada neste tipo de operação.

O voo “OMD195” decolou de San Bernardino (SDB) às 03:20 da madrugada (horário local) de domingo (14/05), e durou mais de 16 horas, até o pouso no aeroporto de Dushanbe (DYU), a capital do Tajiquistão. Imagens do avião sendo preparado para entrega foram disponibilizadas nas redes sociais de Bob Allen, um dos sócios proprietários da Nomadic Aviation.

O novo Boeing 787-8 Dreamliner EY-001, substituirá o atual jato presidencial do Tajiquistão, um antigo Tupolev Tu-134 de origem soviética, matriculado EY-65788.

O Tu-134 presidencial do Tajiquistão (Foto: Alexandr Lazarev).

Hitórico

No final de 2012 o governo mexicano comprou o Boeing 787-8, matrícula N787ZA (c/n 40695), por por US$ 139 milhões. Ele foi o sexto Dreamliner produzido pela Boeing, ainda como uma versão pré-série. Após passar por um extenso trabalho de padronização VIP, em 03 de fevereiro de 2016 o B787 (matriculado XC-MEX/TP-01), foi entregue para o então presidente Enrique Peña Nieto, que usou o jato em todo o seu mandato. A última missão oficial do Dreamliner mexicano foi em 30 de novembro de 2018, quando Lopez Obrador assumiu o governo com a promessa de vender o jato.

Boeing 787 nas cores da Força Aérea Mexicana (Foto: Atsushi Yoshioka).
Boeing 787 nas cores da Força Aérea Mexicana (Foto: Atsushi Yoshioka).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login