Taiwan quer seis E-2D Advanced Hawkeye. O Governo de Taiwan solicitou aos EUA a compra de seis aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW) Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye. Os E-2D devem substituir os cinco E-2K Hawkeye.
Além de substituir a frota atual, a ideia da Republic of China Air Force (ROCAF) é também repor uma unidade perdida em 25 de novembro de 2022, após um incidente durante o pouso na Base Aérea de Pingtung.
Não é nenhuma surpresa que Taiwan esteja buscando aeronaves avançadas de alerta aéreo antecipado, dada a crescente tensão militar com a China. As incursões chinesas têm crescido ano a ano e o desenvolvimento de aeronaves stealth chinesas está causando crescente preocupação no governo taiwanês.
Com esta solicitação, Taiwan quer aproveitar que a linha de produção ativa Hawkeye da Northrop Grumman e ampliar sua frota. O fabricante americano está atualmente construindo Hawkeyes para o Japão e começou a produção do primeiro de três E-2D para a Marine Nationale (Marinha Francesa).
O novo E-2D Advanced Hawkeye representa um avanço tecnológico significativo sobre o E-2K em serviço desde 1995 como E-2T, e hoje, após atualizações deitas em 2013 como E-2K. As datas de entrega das aeronaves taiwanesas ainda não estão claras. Os Hawkeyes franceses devem ser entregues em 2027, enquanto as aeronaves japonesas adicionais — mais cinco em cima do pedido original de 13 unidades — estão programadas para entrega em 2028.
@CAS