• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Taiwan poderá receber os primeiros F-16V Block 70 até o final de 2025

2 de julho de 2025
Taiwan poderá receber os primeiros F-16V Block 70 até o final de 2025 (Fotos: ROCAF)
Taiwan poderá receber os primeiros F-16V Block 70 até o final de 2025 (Fotos: ROCAF)

Taiwan poderá receber os primeiros F-16V Block 70 até o final de 2025. A mídia local noticiou recentemente que a Força Aérea de Taiwan (ROCAF – Republic Of China Air Force) espera receber até o final deste ano de 2025 os primeiros dez caças Lockheed Martin F-16V Block 70 “Viper”, em um passo decisivo para reforçar a capacidade de defesa aérea diante do aumento da pressão militar de Pequim.

Citando fontes de defesa familiarizadas com o assunto, o portal taiwanês Liberty Times Net relatou que os novos “Viper” deverão fazer o traslado dos EUA para Taiwan, passando pelo Havaí e Guam. Isto seria possível com o suporte de reabastecimento em voo (REVO) de diversos aviões-tanque da USAF.

Em 1997, a ROCAF recebeu os F-16A/B nesta mesma logística, o que exigiu cerca de 20 REVOs durante a complexa travessia transpacífica. Pilotos americanos deverão realizar os longos voos, uma vez que as aeronaves são de propriedade dos EUA até a chegada em Taiwan.

Em 2019, o governo de Taiwan encomendou 66 novos caças F-16V “Viper” (designação do F-16 Block 70), sob um acordo de vendas militares estrangeiras dos Estados Unidos (FMS), com valor de aproximadamente US$ 8 bilhões.

Originalmente, o acordo prevê que todas aeronaves devem ser entregues até o final de 2026. A ROCAF distribuirá seus F-16V Block 70 em três Esquadrões subordinados à 7ª Ala Tática de Caça, cuja sede é fica na Base Aérea de Chihhang, no sudeste da Ilha.

A variante Block 70 apresenta sistemas de radar atualizados, novos computadores de missão, capacidades de guerra eletrônica aprimoradas e vida estrutural melhorada. A nova aeronave modelo D de Taiwan vem equipada com o conjunto de guerra eletrônica AN/ALQ-254(V1) “Viper Shield” e tanques de combustível externos padrão de 600 galões, além de assentos ejetáveis ​​Martin-Baker US18E.

Paralelamente à aquisição dos novos F-16V, a ROCAF realizou a modernização de 139 caças F-16A/B Block 20 para o padrão Block 70. Desta forma, após receber todas as novas aeronaves encomendadas, a ROCAF contará com uma grande frota de 205 avançados F-16V Block 70.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login