Taiwan deverá receber os todos 66 novos F-16V até 2026. A Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (ROCAF) deverá receber até o final de 2026, todos os 66 caças Lockheed Martin F-16V encomendados em 2019. O Ministério da Defesa de Taiwan informou que todos os problemas relacionados à produção da aeronave foram resolvidos.
A informação do Ministério da Defesa é parte da resposta aos questionamentos feitos por um parlamentar que solicitou uma atualização sobre as entregas de novos armamentos às Forças Armadas do país, incluindo os caças F-16 Viper.
Em maio de 2023, o então ministro da defesa, Chiu Kuo-cheng, disse que o cronograma de entregas havia sofrido atrasos com o final esperado para o período 2026-2027. Naquela ocasião, Chiu atribuiu os atrasos a problemas na cadeia de suprimentos decorrentes da pandemia do coronavírus. Além disso, problemas de integração do software nos equipamentos desenvolvidos em Taiwan também contribuíram para os atrasos.
Em novembro de 2023, o Comitê de Serviços Militares de Taiwan questionou o Comando da USAF sobre os atrasos, tendo em vista as grandes preocupações sobre a pressão da China sobre a Ilha. A empresa taiwanesa AIDC confirmou a conclusão no final de 2023 da atualização de 139 antigos F-16 que foram elevados ao padrão F-16V.
Simultaneamente, os 66 novos jatos encomendados pela ROCAF em 2019, sofreram atrasados devido aos motivos informados, especialmente a “complexidades de software” que a Lockheed Martin não conseguiu prever com antecedência.
Fonte: Flight Global
@FFO