Taiwan declarou que seus F-16V Viper estão totalmente operacionais. Em 18 de novembro, a Força Aérea de Taiwan (RoCAF – Republic of China Air Force), celebrou que a 4ª Ala de Caças Táticos (4th TFW), foi a primeira unidade no mundo a alcançar a Capacidade Operacional Total (FOC) nos Lockheed Martin F-16V Viper. Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea de Chiayi, região central de Taiwan, e contou com a presença da Presidente Tsai Ing Wen, que inspecionou pessoalmente a linha de voo dos novos caças, além de ser fotografada no cockpit de um F-16V.
“Acredito que, enquanto aderirmos aos valores da democracia e da liberdade, haverá mais países que pensam como nós”, disse a Presidente Tsai, pedindo apoio internacional contra as ameaças de Pequim de tomar a ilha à força, de acordo com a Reuters.
Esta cerimônia deveria ter ocorrido no início do ano, mas foi adiado, supostamente por uma combinação da pandemia COVID-19 e uma série de acidentes envolvendo aeronaves RoCAF. De acordo com informações, 64 caças F-16A/B já foram atualizados para o padrão F-16 Viper, entretanto não está claro se todos foram atribuídos à Chiayi AFB.
Em 2012, o Governo de Taiwan assinou um contrato de US$ 3,7 bilhões com a Lockheed Martin, para atualização de mais de uma centena de envelhecidos caças F-16A/B Block 20 da RoCAF, para a variante mais moderna e aprimorada F-16V Bloco 70.
Os trabalhos são realizados localmente pela Lockheed Martin Aerospace Industrial Development Corp (AIDC). Originalmente seriam 142, mas com a perda de um F-16A em 17 de novembro de 2020, o total a ser convertido é de 141 jatos. Foram adquiridos outros 66 caças F-16V Bloco 70 novos de fábrica, que só começam a ser entregues em 2023.
Apresentado pela primeira vez no Singapore Airshow 2012, o F-16V Block 70 está equipado com o radar AESA Northrop Grumman AN/APG-83 de escaneamento eletrônico ativo, novo computador de missão Raytheon, comunicação de dados padrão Link 16, novos aviônicos, sistema de guerra eletrônico aprimorado e equipamento de prevenção de colisão com o solo.
Os “Viper” receberam novos trens de pouso, mais robustos, e capazes de suportar cargas maiores, incluindo combustível e armamentos. Isso será especialmente importante para as missões ofensivas, que incluem os mísseis anti-navio AGM-84 Harpoon.
Outras capacidades de armamentos importantes que provavelmente serão incorporadas nos F-16V da RoCAF incluem o míssil de supressão de defesa AGM-88 High-Speed Anti-Radiation (HARM), o AGM-154 Joint Stand-Off Weapon (JSOW) e o Standoff Land Attack Missile Expanded Response (SLAM-ER). Além desses, os mísseis SLAM-ER com alcance de 170 milhas fornecerá uma poderosa capacidade de ataque de precisão de longo alcance, melhor do que o míssil nativo Wan Chien. As vendas do JSOW e SLAM-ER para Taiwan foram aprovadas em 2017 e 2020, respectivamente.
Os trabalhos de modernização do chamado programa Phoenix Rising iniciaram em janeiro de 2017, com as primeiras quatro aeronaves encaminhadas para as instalações da AIDC, em Taichung, no noroeste de Taiwan. O primeiro F-16V Block 70 modernizado foi entregue para a RoCAF em outubro de 2018. A fase 1 comtemplou 42 F-16 e foi encerrada em março deste ano.
A 4th TFW abriga três esquadrões, o 21st Tactical Fighter Group (21st TFG); 22st Tactical Fighter Group (22st TFG) e 23st Tactical Fighter Group (23st TFG). A próxima unidade a ser equipada com os F-16V será a 5th TFW, na Base Aérea de Hualien, na costa nordeste do país.
@FFO