Taiwan colocou em operação os primeiros F-16 Viper. A Força Aérea de Taiwan (RoCAF) colocou em operação os primeiros 42 caças multifuncionais F-16 recentemente atualizadas para o padrão F-16V “Viper”. As aeronaves entraram em serviço na 4th Tactical Fighter Wing (TFW), sediado na Base Aérea de Chiayi, região central de Taiwan.
Um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional (MND) disse à Janes Defense em 19 de maio, que a aeronave entrou em serviço no final de março, logo após o Tenente-General Huang Chih-wei, Chefe do Estado-Maior do Comando da RoCAF, anunciar que Taiwan havia completado o primeiro lote de atualizações de uma frota de 142 caças F-16A/B/C/D Fighting Falcon, sob o programa Peace Phoenix Rising.
O 4th TFW é composta por três Esquadrões: Tactical Fighter Groups 21, 22 e 23. No entanto, o MND não informou quais TFG seriam contemplados pelos novos Viper.
Lançado em 2016, o programa de atualização Peace Phoenix Rising de US$ 3,7 bilhões, está sendo executado pela Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) de Taiwan em colaboração com a Lockheed Martin, e está programado para ser concluído até o final de 2023.
Sitauda na costa oeste da Ilha de Taiwan, a Base Aérea de Chiayi fica posicionada de frente para o continente chinês. Em meio a um aumento acentuado nas incursões de aeronaves do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) na zona de identificação de defesa aérea do sudoeste de Taiwan (ADIZ), a Base Aérea de Chiayi tem estado no centro das atividades do RoCAF.
Apresentado pela primeira vez no Singapore Airshow 2012, o F-16V Viper Block 70/72 está equipado com o radar AESA Northrop Grumman AN/APG-83 de escaneamento eletrônico ativo, novo computador de missão Raytheon, comunicação de dados padrão Link 16, novos aviônicos, sistema de guerra eletrônico aprimorado e equipamento de prevenção de colisão com o solo.
@FFO