Em 17 de março, a Força Aérea da República da China (RoCAF) e a Lockheed Martin Aerospace Industrial Development Corp (AIDC), informaram a conclusão da primeira fase (tranche) do processo de modernização da frota de caças Lockheed Martin F-16A/B/C/D Fighting Falcon.
Através do programa Phoenix Rising, essa fase envolveu a atualização de 42 aeronaves para o novo padrão F-16V Block 70/72, de um total de 142 aviões.
O anúncio na mídia nacional abre caminho para a entrada em operação na frota da RoCAF, que planeja alocar essas primeiras aeronaves na 4th Tactical Fighter Wing, da Base Aérea de Chiayi, no sudoeste do país. O General Huang Chih-wei, teria informado para jornalistas que a cerimônia de entrega formal e aceitação das primeiras aeronaves deverá ser realizada no final deste mês de março.
Apresentado pela primeira vez no Singapore Airshow 2012, o F-16V Block 70/72 está equipado com o radar AESA Northrop Grumman AN/APG-83 de escaneamento eletrônico ativo, novo computador de missão Raytheon, comunicação de dados padrão Link 16, novos aviônicos, sistema de guerra eletrônico aprimorado e equipamento de prevenção de colisão com o solo.
Os trabalhos de modernização iniciaram em janeiro de 2017, com as primeiras quatro aeronaves encaminhadas para as instalações da AIDC, em Taichung, no noroeste de Taiwan. O primeiro F-16V Block 70/72 modernizado foi entregue de volta para a RoCAF em outubro de 2018, e foram necessários dois anos e meio para a empresa concluir esse primeiro lote de 42 jatos.
@FFO