Tailândia interessada no F-35. Segundo a mídia da Tailândia, o Chefe da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF – Royal Thai Air Force) declarou que o Lockheed Martin F-35A Lightning II seria ser um possível substituto para a envelhecida frota de caças F-16 Fighting Falcon. Com o F-35, o país poderia manter seu status de uma das força aérea líder no sudeste da Ásia.
Ele acredita que, com um orçamento adequado, um caça stealth, como o F-35, pode atender às necessidades futuras da RTAF. Os Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcon, em serviço com a RTAF desde 1988, devem ser substituído por um novo caça nos próximos anos.
Além dos F-16 os tailandeses operaram uma pequena frota de caças Saab JAS-39C/D Gripen. Quando da aquisição do Gripen, chegou a se cogitar que mais unidades fossem adquiridas e que gradualmente ele fosse substituindo os F-16. Porém, nenhum pedido significativo foi feito para tornar isto realidade.
Atualmente, o RTAF não possui um programa de aquisição de caças, embora venha substituindo ativamente sua frota de aeronaves leves de combate pelo novo KAI T-50TH Golden Eagle.
No sudeste da Ásia, apenas Cingapura tem programa confirmado para adquirir o F-35 Lightning II, com 4 unidades da variante F-35B e opções para adquirir mais unidades no futuro. Porém do interesse a compra efetiva do F-35 pela Tailândia há algumas barreiras. Além da orçamentária, a própria Lockheed Martin teria interesse em vender ou converter os atuais F-16A/B, no novo F-16V Block 70/72. De toda sorte, se conseguir emplacar a compra do F-35 a RTAF será o 15º país a operar o caça stealth da Lockheed Martin.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS