Tailândia escolhe Saab Gripen E/F como futuro caça de primeira linha. A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) anunciou ontem (27/08), que escolheu o Saab Gripen E/F para modernizar sua frota de aeronaves de combate de primeira linha. O jato sueco venceu a concorrência sobre o americano F-16 Block 70/72.
De acordo com o Comandante da RTAF, Marechal-do-Ar Phanphakdee Phattanakul, um comitê analisou as propostas depois que os fabricantes apresentaram em 20/08, os últimos detalhes das suas ofertas.
Os detalhes finais apresentados trataram principalmente de compensações, transferência de tecnologia, programas de treinamento, entre outros. Esses itens foram cruciais para o comitê de análises, e acabaram pesando para a decisão final.
Agora a RTAF trabalha na redação do relatório final que será apresentando publicamente, onde explica todos os detalhes fornecidos pela fabricantes Saab e Lockheed Martin, afirmou o ACM Phattanakul.
Conforme noticiamos anteriormente, a RTAF já demonstrava preferência pelos jatos da Saab, uma vez que já opera uma frota de onze Gripens C/D. Para repor perdas operacionais e substituição os F-16A/B mais em operação, emergencialmente a RTAF deverá adquirir até quatro Gripens da versão C/D.
De acordo com o Bangkok Post, o contrato dos futuros Gripen E/F aguarda a análise final e a assinatura do novo Ministro da Defesa, que será nomeado nos próximos dias após a recente eleição da Primeira-Ministra Paetongtarn Shinawatra.
O ACM Phanphakdee expressou confiança na escolha, afirmando que “as novas aeronaves desempenharão um papel importante no desenvolvimento da capacidade da RTAF. Além disso, os jatos de combate oferecerão benefícios máximos em termos de segurança e proteção da soberania nacional”.
@FFO