Tailândia encomenda 8 AT-6 Wolverine. A Royal Thai Air Force (RTAF) assinou um contrato de US$ 143 milhões com a empresa Textron Aviation Defense LLC para a aquisição de oito aeronaves Beechcraft AT-6C Wolverine, tornando-se assim o cliente de lançamento internacional da versão de ataque e Close Air Support (CAS) do Beechcraft T-6C Texana II.
O pedido de oito unidades vem, naturalmente, com leque de equipamento de apoio em solo, peças sobressalentes, suprimento e claro um pacote de treinamento e manutenção. As aeronaves serão entregues a partir de 2024. Elas substituirão os Aero L-39 Albatroz do 411 Squadron, vinculado a 41th Wing sediado na Chiang Mai/Intl (VTCC). Os AT-6C serão designado na RTAF como AT-6HT e terão algumas customizações específicas para a Tailândia.
O contrato para os AT-6TH é o segundo da RTAF com a Textron. Em setembro de 2020, a Tailândia adquiriu 12 Beechcraft T-6C Texan II por US$ 162 milhões como parte de uma solução de treinamento integrada. Os T-6TH serão operados pelos esquadrões de treinamento da Flying Training School vinculada a 4th Air Division sediada em Kamphaeng Saen, Nakhon Pathom (VTBK). Estes T-6TH serão entregues no final de 2022.
A RTAF será a segunda a empregar o AT-6, já que a Força Aérea dos Estados Unidos recebeu seu primeiro Wolverine em fevereiro deste ano. As aeronaves serão fabricados pela Textron Aviation Defense nas instalações da empresa em Wichita, Kansas.
“Estamos honrados que a Força Aérea Real da Tailândia tenha selecionado competitivamente o Beechcraft AT-6 para realizar uma ampla gama de missões em apoio à segurança de sua fronteira e operações de combate ao contrabando, narcóticos e drogas. Tráfico de pessoas”, disse Thomas Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC.
Ambas as compras estão alinhadas com a estratégia S-Curve 11 do governo tailandês, um programa que promove o desenvolvimento da indústria de defesa nacional tailandesa, cultiva a diversidade e apoia a participação de empresas estrangeiras e tailandesas.
@CAS