

Tailândia e Camboja acertam um cessar-fogo. Líderes militares da Tailândia e do Camboja se reuniram na terça-feira (29/07) para acertar os detalhes de um cessar-fogo, negociado sob pressão dos EUA, que interrompeu cinco dias de conflitos ao longo da fronteira dos dois países.
Um acordo havia sido fechado no dia anterior, 28/07, celebrando um imediado cessar-fogo, após cinco dias de conflito. O acordo foi feito pelos primeiro-ministro tailandês, Phumtham Wechayachai, e por seu homólogo cambojano, Hun Manet, que se encontraram na Malásia para uma reunião mediada pelo primeiro-ministro do país, Anwar Ibrahim, que ocupa a presidência temporária da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A trégua, que começaria às 0h de 29/07 no horário local. Comandantes militares receberam ordens para suspender as ações ao longo da fronteira de 800 quilômetros, abster-se de mover tropas e estabelecer comunicações bilaterais diretas, de acordo com um porta-voz do Exército Tailandês e um porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja.
Porém, ainda poucas horas do encontro de paz, os confrontos ainda estavam ocorrendo em solo. Na manhã de 28/07, combates ainda eram travados em pelo menos três frentes fronteiriças e até o fim do dia 28 ainda era possível obter relatos de ataques, em especial da Tailândia.
Os dois lados se acusaram mutuamente de iniciar o mais recente conflito e pelos ataques na região de fronteira, que já mataram pelo menos 35 pessoas, feriram mais de 200 e deslocaram mais de cem mil pessoas de suas casas.
Tailândia ataca o Camboja. As tensões entre o Camboja e a Tailândia se transformaram em um conflito armado nesta quinta-feira, 24/07, o confronto mais feroz entre os dois vizinhos em mais de uma década.
Os vizinhos estão envolvidos em uma disputa acirrada por uma área conhecida como Triângulo Esmeralda, onde as fronteiras dos dois países e do Laos se encontram, e que, abriga vários templos antigos. A Royal Thai Air Force atuou diretamente no conflito, usando seus F-16A e Gripen C, para atacar com bombas convencionais e guiadas alvos na fronteira. Foi a estreia do Saab Gripen C em combate.
Para saber mais, acesse os links abaixo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp