Tailândia atualizando seus Gripen C/D. Está em andamento a Fase 1 do processo de atualização da frota de Saab Gripen C/D da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF), para a versão MS20. Os trabalhos envolvem a modernização de hardware e software, com objetivo de melhorar a capacidade de combate das aeronaves.
Conforme noticiamos no ano passado, a RTAF assinou um contrato de US $ 20,84 milhões com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV), para elevar o padrão dos seus onze Saab JAS 39 Gripen C/D ao padrão MS20.
De acordo com a Saab, a atualização MS20 envolve modernização de hardware e software, e foi projetada para aprimorar a capacidade dos JAS-39 Gripen para engajar alvos terrestres, incorporando a possibilidade de utilizar bombas não guiadas e guiadas a laser. A capacidade de combate aéreo também será aprimorada com a introdução de novos modos de radar. O padrão MS20 oferece um sistema opcional de prevenção de colisão contra o solo (GCAS), e permitirá adicionalmente à aeronave disparar o míssil ar-ar do MBDA Meteor além do alcance visual (BVRAAM).
As necessidade de atualização da frota Gripen C/D foi externada pela primeira vez em novembro de 2018, pelo Capitão Prachya Tippayarat, Comandante da Ala 7 da RTAF. Entretanto, o projeto sofreu cortes orçamentais de defesa devido a pandemia de Covid-19, atrasando o cronograma de implantação. As informações é que os trabalhos da Fase 1 do MS20 iniciaram no começo deste ano de 2022 e devem ser concluído até o final do ano.
A Real Força Aérea Tailandesa possui uma frota de sete JAS39C Gripen (monoplace) e quatro JAS39D Gripen (biplace), todos operados pelo Esquadrão 701 “Sharks”, pertencente à 7ª Ala da 4ª Divisão Aérea, sediados na Base Aérea de Surat Thani (URT/VTSB).
@FFO